602 anos de Joana d’Arc

Hoje seria aniversário da maior heroína da França Joana d’Arc (ou Joana da Sorte como meu irmão mais novo costuma chamar). Infelizmente ela não teve tanta sorte assim. Nasceu em 6 de janeiro de 1412 e foi morta em 30 de maio de 1431 na cidade de Rouen. Conhecida como Donzela de Orléans atualmente é a padroeira da França. E hoje (dia 06 de Janeiro de 2014) estaria completando 602 anos.
A história dela já começa sem nada de sorte, quando criança viu sua familia ser assassinada por soldados Ingleses. Com 13 anos começou a ter visões e já estava decidida a ajudar o exercito Frances na guerra dos cem anos.
Infelizmente a época não permitia mulheres no exercito, mas isso não a impediu de tentar. Cortou o cabelo curto e passou a usar roupas de homem e a fazer o treinamento militar. Ganhou a confiança do rei e virou Líder do Exercito Frances. Mas foi pega pela inquisição que a acusou de bruxa e foi queimada viva aos 19 anos.  25 anos depois retiraram as acusações feitas a Joana, mas já era tarde de mais. 500 anos depois foi santificada, e hoje a cidade de Rouen é basicamente dedicada a ela.
Para comemorar o aniversário desta guerreira (e aproveitando nossa estadia na Normandia) resolvi postar algumas fotos desta pequena e fria cidade Localizada ao Norte de Paris. Uma cidade com uma arquitetura antiga maravilhosa e varias igrejas!

 

Esse é nosso segundo dia em Rouen e hoje resolvemos comprar um pote de 5kg de Nutella hahahaha Projeto voltar rolando para o Brasil! Foi impossível resistir! Mas para compensar a gordice andamos um bom trecho a pé. Está ai mais uma coisa para nossa lista de coisas estranhas que ja fizemos: Andar com um pote de Nutella gigante as margens do Rio Sena!

5 thoughts on “602 anos de Joana d’Arc

Deixe uma resposta