A dura realidade de um imigrante ilegal nos Estados Unidos

imigrante ilegal

Não é nenhum segredo que muitos brasileiros, ainda mais em tempos de crise, saem do Brasil para tentar a vida em outros países. Como nem todos conseguem visto ou emprego no exterior muitos acabam optando em tentar a vida ilegalmente. Decisão que vem com vários riscos, como ter que abdicar de alguns direitos, da família e amigos que ficaram no brasil e a chance de “ser pego” e ter o passaporte “manchado”. Ainda assim o American Dream pega muita gente: melhores salários, segurança e tudo o que vemos nos filmes de Hollywood. Durante uma viagem pelos Estados Unidos, um grande amigo meu passou por cidades pequenas onde conheceu muitos grupos de brasileiros que foram trabalhar ilegais. Depois de conviver com esses grupos por alguns dias fez um relato para o Blog sobre a vida dos Brasileiros que vivem por lá:

Quando cheguei nos Estados Unidos dei de cara com Nova York. Uma megacidade tão incrível e agitada quanto vemos no cinema. Me acolheu de braços abertos, foi amor à primeira vista. Mas depois de sair de uma metrópole onde 1 entre 20 nova-iorquinos é milionário, fui passando por pequenas cidades na costa Leste. Me deparei com uma forte comunidade brasileira com lugares onde é quase mais falado português do que inglês. Nessas cidades se ouve as mais loucas histórias de como vieram realizar o sonho de viver nos Estados Unidos. Muitos contam como foi difícil começar uma vida em outro país. Sempre mencionam uma saudade imensa daqueles que ficaram no Brasil. Começar uma vida em um país estranho, sozinho, falando pouco ou quase nada de inglês não é nada fácil ainda mais quando tudo é incerto.

New York

Talvez a primeira frase que os brasileiros aprendam a falar aqui é: “Time is Money!”. Quem ver morar ilegalmente aqui tem que ralar muito para sobreviver e aceitar qualquer oportunidade de trabalho. Muitos tem uma vontade enorme de voltar para o Brasil e contam que o sonho americano não é tão fiel quanto a vida que Hollywood mostra nas telas mundo a fora.

Relatos de viagem

O que eu vi nesses dois meses que estou viajando por cidades menores foram pessoas, não somente brasileiros, dando duro dia a dia. Claro que a qualidade de vida, principalmente quando o assunto é segurança, é incomparável com o Brasil. E isso é o principal fator que leva tantos brasileiros a abandonar uma vida confortável no Brasil e vir tentar uma vida ilegal nos Estados Unidos.

Termino dizendo que todo lugar que visitei até hoje tem seus prós e contras. Gostar ou não de onde você está morando está totalmente ligado a de que forma enfrentamos os desafios do dia a dia sem abaixar a cabeça e sempre esperando o melhor!

Relato e fotos por Matheus Rosa.

 

0 thoughts on “A dura realidade de um imigrante ilegal nos Estados Unidos

  1. Oi, adorei o texto, realmente essas pessoas que correm esse risco passam por dificuldades e arcam com seus próprios desejos, acredito fielmente que tem como vencer, talvez conseguir mais coisas do que conseguiria aqui no Brasil, mas claro que é através de muito trabalho! Parabéns por abrir espaço ao seu amigo para postar essa realidade. Parabéns pelo blog! Sucesso!

Deixe uma resposta