Pré Intercâmbio- Como controlar a ansiedade

ansiedade do pré intercâmbioOs meses que antecedem a viagem normalmente são bem agitados, a ansiedade do pré intercâmbio é bem desafiadora pois enquanto temos que resolver tudo no Brasil (continuar estudando, passar nas matérias, seguir à rotina), é necessário ao mesmo tempo ir em busca de todos os documentos e trabalhar o nosso lado emocional que fica bem mexido.

Para controlar a ansiedade do pré intercâmbio a minha dica, que funcionou muito bem para mim, foi de fazer listas com datas importantes. Ex: entrega dos documentos no consulado dia x, prova dia x, comprar passagem à partir do dia x… e assim vai. Então você vai dando um check em cada item e não perde os prazos! Para os estudos, eu achei melhor criar uma rotina e me manter nela. Eu estudava um pouco por dia e ainda sobrava tempo para sonhar com o meu próximo destino!

Caso você esteja passando por alguma situação difícil e queira ocupar a cabeça, planeje as coisas que você quer fazer sem falta no intercâmbio. Procure saber mais sobre a sua cidade e até mesmo aprender algumas palavras da língua local. Isso me ajudou muito em alguns momentos afinal uma aventura é o que a gente precisa depois de um momento ruim.




Para trabalhar os medos e ansiedade do pré intercâmbio, vale fazer terapia, meditar, escrever seus pensamentos, conversar com os amigos… Qualquer coisa que abra seu coração é que você se sinta mais preparado.

Nas últimas semanas tente encontrar com todas as pessoas que você mais gosta para dar aquele abraço apertado, ouvir coisas boas e passar um tempo agradável ao lado deles. Vale festa de despedida, jantar com a família, encontro com os grupos de amigos e etc. Nos últimos dias, pense em ficar com aqueles que você vai sentir mais saudades!

Algo que ajuda muito é conversar com amigos que já passaram por essa experiência, assim eles podem te incentivar, diminuir seus medos, responder as suas dúvidas e te preparar melhor para essa nova experiência que não tenho dúvidas que será maravilhosa e inesquecível!!

Espero que estas dicas te ajudem a passar pela ansiedade do pré intercâmbio! Não deixe de acompanhar os outros posts sobre intercâmbio aqui do blog!

Ida e volta do intercâmbio e um sentimento que se repete 

Como fazer um intercâmbio universitário

Validar ou não o intercâmbio, eis a questão



 

Priscila Conte é curitibana, tem 22 anos, é estudante de Psicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista. Instagram: @prii.conte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *