Aplicativos para ajudar a se achar em viagens

Com o avanço da tecnologia, temos diversas opções de aplicativos que nos auxiliam acabando com a necessidade de um mapa de papel nas mãos. As novas gerações nem sabem direito como se achar em um mapa tradicional e muito menos para qual lado ir sem a flechinha indicando e andando junto.

Aqui em casa meus pais sempre me pedem para ver no celular por ser muito mais rápido e ter menos chances de erro, entretanto, quando viajam sozinhos continuam achando mais fácil pegar um mapa no hotel, circular os pontos turísticos e chegar no lugar através da tentativa e erro.

Além disso, os mapas online nos auxiliam com os meios de transporte mostrando qual metro ou ônibus que devemos pegar para chegarmos nos lugares desejados! Muitas vezes mostram até o horário em que vai passar, quantos pontos demora para chegar e em que horário você estará em seu destino!

Um app que auxilia bastante nisso é o famoso Google maps:

imagem do site https://tecnoblog.net/

Este é um app muito popular e que quase todo mundo conhece. O que pouca gente sabe é que nele você pode baixar offline uma região determinada e assim não precisará de internet para criar uma rota! Apesar de não ter as atualizações de trânsito ajudar muito caso você esteja viajando sem internet ou quando não quer gastar bateria!

Além disso outra função bem legal que ele permite é a de planejar sua rota pelo horário em que você precisa sair ou que precisa chegar no local! Isso me ajuda muito quando eu preciso pegar um vôo e não sei quanto tempo demora do lugar em que estou até o aeroporto, então é só colocar a hora que preciso estar lá e o aplicativo faz o trabalho calculando o tempo médio já com o trânsito comum no horário escolhido!

Uma outra opção de aplicativo é o Citymapper:

imagem do site http://www.businessinsider.com/

Diferente do google maps que existe em quase todas as cidades do mundo, esse aplicativo serve para apenas algumas cidades como: São Paulo, Lisboa, Nova Iorque, Madri, Londres, Milão, Cidade do México, Berlim, Moscou, Chicago, Sydney, Toronto, entre outras. Portanto antes de viajar vale a pena conferir se seu destino está entre uma das cidades cobertas pelo aplicativo.

O que eu gosto no app:

Nele você pode salvar o endereço do seu hotel, do trabalho, de pontos turísticos que pretende conhecer e fazer rotas offline que ficarão salvas no aplicativo. Ou seja, no dia anterior ao passeio, você pode deixar programado seu roteiro. Ex: rota offline do seu hotel até o ponto turístico número 1 (e você tem como escolher o horário do ônibus, metro, trem que vai pegar ou salvar caminhos a pé, de carro ou bicicleta), do ponto número 1 ao número 2, do 2 até o restaurante que pretende almoçar e assim vai até você colocar por fim seu destino final!

Isso ajuda muito quando você está viajando por vários países e não vai comprar um chip de celular para todos os lugares. Com este aplicativo você não precisa ficar buscando lugares com wifi para se localizar.

Além desses aplicativos, você também pode buscar por alguns específicos para o país em que está indo. Algumas vezes eles possuem apps exclusivos para os ônibus ou linhas de metrô que podem ser mais atualizados do que os que eu citei acima.

Caso você não queira rotas de ônibus e também não queira pegar taxi, o uber e o cabify  são excelentes opções. Mas para estes aplicativos é preciso pesquisar antes se eles existem e já estão regulamentados no lugar que você está indo viajar!

Espero ter ajudado e caso vocês tenham outros aplicativos legais que usam para ajudar a se localizar, conta aqui nos comentários que vou amar saber!

 

Priscila Conte é curitibana,tem 21 anos, é estudante de Psicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista. Instagram: @prii.conte

2 thoughts on “Aplicativos para ajudar a se achar em viagens

Deixe uma resposta