Europa,  Mochilão

Espanha: Barcelona Modernista

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Barcelona é famosa por sua arquitetura modernista. Muito desta fama se deve a Antoni Gaudí I Cornet. Conhecido popularmente como Gaudí, nasceu em 25 de junho de 1852. Formou-se em arquitetura na universidade de Barcelona. Na época seus professores não sabiam se estavam formando um louco ou um gênio. Talvez um pouco de loucura seja a principal característica de muitos dos que ficam para a história.

arquitetura barcelona

Gaudí foi um dos pioneiros do modernismo no mundo. A Sagrada Família, sua mais famosa construção, inicialmente era para ser uma nova catedral gótica e estava sob responsabilidade de outro arquiteto. Em 1883 foi chamado para trabalhar no projeto da igreja. Ficou feliz com a proposta pois era muito religioso e considerou a construção sua obra para Deus. Era sua vontade que a construção da enorme igreja não tivesse ajuda do governo e que todo o dinheiro usado deveria ser doado por fiéis. Isso explica a demora da construção -que ainda não está pronta- e a cobrança de entrada. Nos últimos 10 anos de sua vida se dedicou exclusivamente à Sagrada Família. Morreu atropelado dia 10 de junho de 1926, quando voltava da capela em que gostava de rezar. Vendo suas roupas humildes, os policiais que atenderam o local o encaminharam para o hospital público sem saber que era o mais importante arquiteto. Suas últimas palavras foram: Amém meu Deus.

Sagrada familia por dentro

Sua maior inspiração é a natureza. Dentro da igreja a iluminação é feita como se estivesse em um bosque e os vitrais coloridos contribuem para a alegria do local. A previsão de fim das obras está para 2026, 144 anos após o inicio da construção.

dentro sagrada familia

Dentro da sagrada familia

Além da Sagrada família, Gaudí foi responsável pela construção de várias casas da antiga elite da cidade. De suas diversas construções espalhadas por Barcelona, a mais conhecida é a Casa Batlló, que tem formato de dragão.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Pghwt8hwwMI&w=560&h=315]

A influência de Gaudí continua até hoje. Para os fans de Star Wars, qualquer semelhança entre o capacete de Darth Vader e as esculturas da sagrada familia não são uma coincidência. O criador do filme se inspirou nas obras do arquiteto para fazer os uniformes do filme.

Star Wars

Não tem como ir para Barcelona e não aprender e entrar completamente no universo do modernismo. Cada esquina é repleta de arte e história!

Leia também:

Barcelona sem gastar muito

Curiosidades sobre Barcelona

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

21 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *