Espanha: Barcelona Modernista

Barcelona é famosa por sua arquitetura modernista. Muito desta fama se deve a Antoni Gaudí I Cornet. Conhecido popularmente como Gaudí, nasceu em 25 de junho de 1852. Formou-se em arquitetura na universidade de Barcelona. Na época seus professores não sabiam se estavam formando um louco ou um gênio. Talvez um pouco de loucura seja a principal característica de muitos dos que ficam para a história.

sagrada amilia barcelona

Gaudí foi um dos pioneiros do modernismo no mundo. A Sagrada Família, sua mais famosa construção, inicialmente era para ser uma nova catedral gótica e estava sob responsabilidade de outro arquiteto. Em 1883 foi chamado para trabalhar no projeto da igreja. Ficou feliz com a proposta pois era muito religioso e considerou a construção sua obra para Deus. Era sua vontade que a construção da enorme igreja não tivesse ajuda do governo e que todo o dinheiro usado deveria ser doado por fiéis. Isso explica a demora da construção -que ainda não está pronta- e a cobrança de entrada. Nos últimos 10 anos de sua vida se dedicou exclusivamente à Sagrada Família. Morreu atropelado dia 10 de junho de 1926, quando voltava da capela em que gostava de rezar. Vendo suas roupas humildes, os policiais que atenderam o local o encaminharam para o hospital público sem saber que era o mais importante arquiteto. Suas últimas palavras foram: Amém meu Deus.

Sagrada familia por dentro

Sua maior inspiração é a natureza. Dentro da igreja a iluminação é feita como se estivesse em um bosque e os vitrais coloridos contribuem para a alegria do local. A previsão de fim das obras está para 2026, 144 anos após o inicio da construção.

dentro sagrada familia

Dentro da sagrada familia

Além da Sagrada familia, Gaudí foi responsável pela construção de várias casas da antiga elite da cidade. De suas diversas construções espalhadas por Barcelona, a mais conhecida é a Casa Batlló, que tem formato de dragão.

A influência de Gaudí continua até hoje. Para os fans de Star Wars, qualquer semelhança entre o capacete de Darth Vader e as esculturas da sagrada familia não são uma coincidência. O criador do filme se inspirou nas obras do arquiteto para fazer os uniformes do filme.

Star Wars

Não tem como ir para Barcelona e não aprender e entrar completamente no universo do modernismo. Cada esquina é repleta de arte e história!

 

20 thoughts on “Espanha: Barcelona Modernista

    1. Barcelona foi um do meus lugares favoritos no mochilão! Se quiser saber mais sobre a minha Eurotrip deste ano é só olhar na tag mochilão! beijos

    1. Que bom que não sou a única louca que fica imaginando romances acontecendo nas cidades que vou HAHAHA Olhe o post sobre Toledo, acho que combina ainda mais. É uma cidade medieval!

  1. Tenho muita vontade de conhecer Barcelona, e olha essa fotos? Maravilhosas…essa arquitetura me encanta. Um dia quem sabe terei o prazer de conhecer esse lugar lindo… Adorei o post!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    1. Claro que vai ter a oportunidade! E quando estiver dentro da sagrada família vai lembrar de mim e do post. Vai voltar aqui no blog pegar as dicas de onde ir e como economizar e me contar que realizou seu sonho!! Beijos

  2. adorei saber a história dessa arquitetura linda *_* Barcelona é um lugar lindo que eu ainda quero conhecer! ah, e achei super legal o criados dos filmes de Star Wars ter se inspirado nessas obras 🙂

    beijos.

  3. Barcelona me encanta em várias fotos e relatos que vejo por ai. Em Janeiro vou para a Europa de novo mas desta vez Barcelona ainda não fará parte de nosso roteiro, quem sabe na próxima?

    1. Confesso que demorei para ir para lá. Acho que foi só na quinta vez que fui para a Europa que resolvi ir. Mas valei a pena, a ideia era ficar 3 dias e acabaram virando 5! Beijos

  4. Que lugar lindo e elegante ..
    Tenho vontade de conhecer muitos lugares e agora com seu ppost me despertou a curiosidade .
    espero ter oportunidade de conhecer.
    bjs

    1. Barcelona é um sonho! Vale a pena a viagem, tenho certeza que vai ter a oportunidade de ir conhecer. Quando você for vai lembrar de mim, vir aqui no blog pegar dicas (já viu o post sobre como economizar?) e me contar tudo sobre a sua viagem!! bjs

  5. A arquitetura de Barcelona é tudo!!! Morro de vontade de conhecer e essas fotos só me deixam com mais vontade ainda. Dizem que as igrejas e alguns castelos vale a viagem e o preço que se paga exatamente pela beleza.
    Um dia consigo dinheiro para visitar tudo isso 🙂

    1. As igrejas e castelos são maravilhosas! Barcelona é uma cidade cara mas existem maneiras de dar um jeitinho e economizar (tem post sobre isso aqui no blog também!!) Beijos

Deixe uma resposta