Como é um casamento na Macedônia

casamento na macedôniaA Macedônia é um país encantador e muito diferente do culturalmente do Brasil. No post sobre comidas da Macedônia eu contei que o que me levou para este país foi o casamento do meu tio e por ter tido a oportunidade de participar de uma cerimônia tradicional de casamento na Macedônia resolvi compartilhar um pouco da cultura do país contando sobre esta festa!

O casamento na Macedônia foi muito diferente de todos que eu já tinha participado no Brasil. A celebração é  dividida em três partes: a primeira é uma refeição na casa da noiva, com os convidados mais próximos. A quantidade de comida eles servem nesse “pré- cerimônia”, a mesa faz jus a palavra farta.

A segunda parte é a cerimônia religiosa. Eles se casaram na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa e, além da cerimônia ser completamente diferente, a celebração foi toda na língua da Macedônia, ou seja, eu não entendi nada! Mesmo assim sem entender pude apreciar a celebração que foi muito bonita. Entre as tradições tem uma troca de coroas entre os noivos e todos os convidados ficam de pé ao redor deles assistindo.

Aproveitando para falar um pouquinho da religião, o cristianismo ortodoxo é predominante na República da Macedônia, porém também há uma grande presença dos muçulmanos lá. Isso fica evidente pela quantidade de mesquitas. Do quarto do hotel era possível ver vários telhados abobadados,que correspondiam às mesquitas, e várias vezes ao dia, tocava um sonar pela cidade indicando que era momento de oração para os islâmicos. Fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri que a Macedônia tem a quinta maior proporção de muçulmanos na Europa.

Voltando para o casamento, a terceira parte é a festa!  Ela foi no hotel onde a nossa caravana de brasileiros estava hospedada! A festa em si foi bem semelhante as daqui: tinha música, comida (vários bolos de casamento!) e muita dança.

Aliás, as danças de casamento na Macedônia são bem particulares! As pessoas dançam de mãos dadas, formando um círculo, e fazendo passos iguais. É bem divertido de assistir e de tentar aprender. Pra mim parecia dança de filme grego, mas conhecendo a briga Grécia e Macedônia, eu resolvi não comentar!




Ana Carolina Rossi, 19 anos, curitibana e estudante de informática biomédica.

Insta: @anacrossi

Gostou deste post sobre comidas da Macedônia? Leia também:

Barcelona sem gastar muito

O que fazer em Berlim

A verdadeira História da Pequena Sereia – Dinamarca

3 thoughts on “Como é um casamento na Macedônia

  1. Muito legal seu post, tenho muita curiosidade em conhecer culturas bem diferentes do Brasil, acredito que tenha sido um grande aprendizado para todos brasileiros que participaram da festa.

  2. Que incrível!
    Muito legal ter a oportunidade de ver um casamento num país tão diferente, né? Adorei ler um pouco! Deve ter sido muito louco não entender nada que estava sendo dito na cerimônia!
    Adorei o post!

  3. nossa, que legal – e diferente! acho que se vi um casamento assim na vida, ou algo parecido, foi em filmes gregos.
    esse jantar na casa da noiva lembra os ensaios de casamento que a gente vê muito em séries e filmes americanos, né?
    muito bacana sua experiência, adorei conhecer!
    beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *