Centro Histórico de Vitória

 

Latitude: 20° 19′ 20” S

As principais atrações turísticas de Vitória, capital do Espírito Santo, são religiosas. Antigos conventos, igrejas, capelas com estilos arquitetônicos de diferentes épocas. Ente as praias e casas coloridas existem construções monumentais deixando a cidade com um ar europeu.

centro histórico Vitória (8 of 19)

centro histórico Vitória (15 of 19)

Vitória tem duas áreas turísticas, a das praias e a do centro histórico. A distância entre elas é de aproximadamente 5 km e pode ser percorrida tranquilamente de bicicleta, usando o sistema de city bike de Vitória. Para usar as bicicletas é só baixar o aplicativo Bike Vitória, fazer o cadastro e comprar o passe. Se for ficar mais de dois dias já compensa o passe mensal (o diário custa R$5.40 e o mensal custa R$10.80). Cada passe deixa retirar uma bicicleta, mas pode comprar mais de um passe no mesmo celular.

centro histórico Vitória (16 of 19)
centro histórico Vitória (17 of 19)

No centro histórico tem o chamado Passaporte Cultural, uma espécie de panfletinho que mostra os principais pontos turísticos da cidade, com espaço para um carimbo de “visitei”. Os passeios do passaporte são todos gratuitos. As vistas são guiadas e podem ser feitas de terça à domingo das 13 às 17 horas. São sete atrações: o Teatro Carlos Gomes, a Igreja de São Gonçalo, a Catedral Metropolitana de Vitória, a Capela de Santa Luzia, o Convento de São Francisco, a Igreja do Rosário e o Convento do Carmo. Todos podem ser visitados tranquilamente em uma tarde. Além do passaporte ficar como uma lembrança da viagem,  no último carimbo o visitante entra para um sorteio de brindes da cidade.

centro histórico Vitória (9 of 19)

centro histórico Vitória (5 of 19)

Um ponto turístico, também gratuito, mas que não está no passaporte cultural é o Palácio Anchieta. O palácio é a atual sede do governo e tem visitas guiadas. Durante a semana as visitas são curtas e só mostram a parte de baixo do prédio. Por isso, na hora de planejar a viagem, esse é um passeio legal para fazer no fim de semana. Como não tem ninguém trabalhando no governo nestes dias, a visita também passa pelo andar de cima. Pelas fotos que vimos, parece que vale a pena, mas, infelizmente, a gente só descobriu que a visita completa só acontecia no fim de semana quando já estávamos lá.

centro histórico Vitória (4 of 19)

centro histórico Vitória (11 of 19)

9 thoughts on “Centro Histórico de Vitória

  1. Oieeee
    Passando aqui para fazer uma visita ehehee
    Cara,
    Primeiro que adorei seu perfil, segundo que amei as fotos, tu tira fotos muito legais adorei de verdadeeee
    Seu blog é legal, tem ótimo conteudo só, muda o cabeçalho, ta deixando carregado o blog, tenta deixar algo mais leve e simples funciona bem…
    No mais, gostei, amei de tudooo vamo que vamo, logo vai ter mais visitas e comentários viu
    Beijo grandeeeee
    Adorei conhecer Vitória através das suas lentes, tudo lindo demais

    1. Muito obrigada <3 espalhando amor na blogsfera!
      Awww que bom que gostou das fotos! Estou me inspirando para escrever sobre Vila Velha!

  2. Me apaixonei e me identifiquei muito com o seu blog!
    Tenho uma irmã que mora em Vitória. Preciso fazer esse passeio. Vou colocar na lista de coisas a fazer neste fim de ano.

    1. Fico muito feliz que gostou do blog <3
      Vitória vela a pena. Eu acabei lá sem querer, queria viajar nas férias de julho e acabei ligando para a agência de turismo e perguntando para onde tinha passagem em promoção. Acabei lá e amei! Bjs
      ps: O próximo post é sobre Vila Velha e (meio soterrados pelos do rio) tem os de Guarapari que é ali do lado também. Se for não deixe de visitar essas cidades. Em Guarapari tem pousada parceira basta falar que é leitora do blog que eles te dão 10%! Beijos

    1. Que bom que gosto das fotos. Vitória ão fica no nordeste, é a capital do Espirito Santo no Sudeste- em cima do Rio de Janeiro-. Mas com certeza os dois destinos são viagens que valem a pena!

    1. Sim, isso foi uma coisa que me deixou triste. As construções de lá são no mesmo nível (algumas até melhores) que as europeias. Mas ninguém sabe que existe!! Quero fazer ainda mais alguns posts sobre a cidade, acho que vale a pena!

Deixe uma resposta