Cidade do Cabo: Table Mountain + Robben Island

Visitar a Robben Island e subir na Table Mountain são dois dos principais passeios para fazer na Cidade do Cabo. Estes dois passeios, são longos mas podem ser feitos no mesmo dia, um pela manhã e outro à tarde.

Robben Island

A Robben Island é a ilha em que Nelson Mandela ficou preso durante 27 anos. Para chegar lá, você tem que agendar o passeio com pelo menos um dia de antecedência. Uma dica para quem deixou para compra em cima da hora é ir pessoalmente à loja, pois os ingressos do site acabam antes do que os da bilheteria do lugar.

Para quem gosta de história e entende bem inglês (alguns guias tem sotaque pesado), este passeio é muito bom, apesar de um pouco apressado. O passeio começa com a travessia de barco até a Robben Island, saindo do Waterfront. Chegando na ilha, os visitantes são divididos em grupos e seguem de ônibus, acompanhados por um guia.

A primeira parada é uma cafeteria. Lá tem um lugar para tirar fotos e dá para ver, de longe, alguns pinguins (mas nada comparado a Boulder’s Beach). A segunda parada, é na entrada para as celas onde ficavam os presos políticos. Nesta parte do tour, o guia muda e alguns grupos tem a sorte de ter o tour guiado por um ex-preso político, o que torna ainda mais interessante. Durante a explicação ele mostra as celas de negros e brancos e as principais diferenças no tratamento, como o cardápio, que era diferente para brancos, mestiços e negros.

O guia também fala sobre como eles organizavam as reuniões secretas, usando cobertores na janela e  como passavam informações entre as celas, usado uma bolinha de tênis. Nosso guia contou que eles só podiam receber visitas uma vez a cada seis meses e que o advogado de Mandela ajudava a “contrabandear” suas cartas para a família, fora da prisão.

O passeio custa 300 rands (R$71,00) e acontece todos os dias às 8 da manhã, às 11 da manhã e às 3 da tarde, durando aproximadamente três horas. Para fazer a Robben Island e a Table Mountain no mesmo dia, fomos no passeio das 8 horas da manhã.

Table Mountain

A Cidade do Cabo foi construída em volta de uma grande montanha chamada Table Mountain (Montanha Mesa) por ser plana no topo. Esta montanha é considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Para subir há duas opções: fazer uma trilha até o topo ou pegar o bondinho. Inicialmente tínhamos pensado em subir de bondinho para ver a cidade de vários ângulos, já que ele  gira para que todos os passageiros possam ver e fotografar durante o passeio. Depois nosso plano era descer a pé pela trilha. Porém, como não tínhamos o dia todo para a montanha, resolvemos subir e descer pelo bondinho. O ingresso custa 260 rands (R$62,00). Há dias da semana com preço especial para estudantes. Vale a pena ficar atento às informações no site para ver quais dias são mais baratos.

A subida na Table Mountain foi um dos meus passeios favoritos na Cidade do Cabo! Do alto da montanha é possível ver toda cidade até o Cabo da Boa Esperança!

 

Deixe uma resposta