Comidas da Macedônia

Este ano a Macedônia completou 25 anos de independência, e estar num país tão novinho, porém, carregado de história, rende algumas memórias incríveis e difíceis de serem esquecidas! Mas para começar a contar sobre este país resolvi falar sobre as comidas da Macedônia que já mostram um pouco da cultura do lugar!

Agora, você deve estar se perguntando: O que me levou à Macedônia?

O casamento do meu tio com uma moça da macedônia motivou toda a minha família a atravessar o atlântico, passar uns perrengues nos aeroportos e fazer algumas escalas para conhecer este “mini” país.

O casamento aconteceu numa cidade do interior chamada Bitola, que fica há duas horas de carro da capital, onde está localizado o único aeroporto do país. Nestas duas horas horas nós praticamente atravessamos o país! Eu vou contar mais aqui no blog sobre como foi este evento tradicional mas neste post o foco são as comidas da Macedônia!

Chegamos de noite logo fomos a o que mais nos interessava: comidas da Macedônia. Lá o prato típico é servido em todas as refeições, sem exagero. O tal prato é uma salada chamada Shopska composta de alface, tomate, pepino, cebola e queijo Feta ralado. Nos cardápios sempre vem escrito a opção macedônia da salada e a grega, quando perguntamos qual é a diferença a resposta dos locais é “A salada é igual, só que na opção grega queijo é em cubos, pois os gregos são muito preguiçosos para ralar ele”.

comidas da Macedônia
Shopska macedônia. Fonte: arquivo pessoal.
Comidas da Macedônia
Shopska grega. Fonte: arquivo pessoal.

Há uma certa rivalidade entre os gregos e macedônios por conta do próprio nome do país. Os gregos afirmam que o termo “Macedônia” faz referência a uma região da Grécia, e que a República da Macedônia tem que atender pelo nome de Antiga República Jugoslava da Macedônia. Dá pra notar que no mundo inteiro sempre vai ter um Brasil para sua Argentina, um eterno morde e assopra entre os vizinhos.

Lembro de que no lobby do hotel tinham sempre expostos uns doces lindos, e deliciosos!

Eu não me lembrava que tinha foto dos doces! Fonte: arquivo pessoal.

Passei somente uma noite na capital do país, logo, não tive como ir em muitos restaurantes lá, porém, creio que nunca vou me esquecer de uma maravilhosa pizza que comi num estabelecimento no calçadão principal de Skopje.

Eu mesma me assustei de achar até foto da pizza. Fonte: arquivo pessoal.

Curiosidade: não existe nenhuma loja do Mc Donalds no país inteiro! De acordo com a minha tia macedônia até existiu um, porém não era sucesso entre a população e aí fechou.

Ana Carolina Rossi, 19 anos, curitibana e estudante de informática biomédica.

Insta: @anacrossi




Gostou deste post sobre comidas da Macedônia? Leia também:

Barcelona sem gastar muito

O que fazer em Berlim

A verdadeira História da Pequena Sereia – Dinamarca




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *