Como é fazer jornalismo

Recentemente, tenho recebido muitas perguntas sobre o curso de jornalismo, que é o que eu faço na PUC-PR. Acho que é normal, nesta época do ano, as pessoas estarem decidindo para que curso fazer vestibular no fim do ano. Vou contar toda a minha história de amor e ódio com o curso de jornalismo.

Por que eu escolhi jornalismo?

Sempre gostei muito da área de comunicação e tenho uma tia jornalista, que era repórter da RPC (repetidora da Globo no Paraná). Desde pequena, era fascinada com o trabalho dela e adorava vê-la na televisão. Achei, estes dias, um livro de escola do meu jardim 3 em que uma das atividades era entrevistar alguém que você gostasse muito da profissão. Minha entrevista foi com a tia jornalista.

Obviamente, passei por muitos momentos de dúvidas, pensei em Publicidade, Relações Públicas, Turismo, Relações Internacionais e até em Fonoaudiologia. Mas, na hora de decidir, já tinha o meu blog e percebi que era mesmo jornalismo o que eu queria!

Aprendendo com a melhor jornalista sobre a nossa futura profissão! #futurasjornalistas

Uma publicação compartilhada por Yasmin Graeml (@yasgraeml) em

 

O que eu acho do curso?

Minha relação com o curso é um eterno amor e ódio. O jornalismo está se modificando e isso deixa os professores e os alunos bem perdidos. Ao mesmo tempo que temos que aprender as velhas técnicas, temos que pensar nas novas tecnologias. Gosto muito mais da parte de Internet, redes sociais e marketing que das tradicionais entrevistas e reportagens. Por isso, acabo sofrendo um pouco no curso, não gostando de matérias mais tradicionais e, inclusive, não sendo compreendida por alguns professores e colegas, que consideram que ser blogueira, e querer ser isso mais do que ser jornalista tradicional, não é razoável.

Já pensou em desistir do curso?

Sim, várias vezes. Semestre passado foi muito difícil, tínhamos vários trabalhos ao mesmo tempo e muitas matérias que não me interessavam muito. Porém, as matérias deste semestre me atraem mais e me deixaram bem mais animada em relação ao curso!

Se você não fizesse jornalismo o que faria?

Quando eu fiz vestibular, cheguei a prestar para História também, mas hoje vejo que não teria nada a ver comigo e já teria desistido faz tempo. Se não estivesse fazendo jornalismo, atualmente acho que eu faria um curso de marketing!

Deixe uma resposta