Como superar a volta do Intercâmbio

como superar a volta do intercâmbioVoltar de intercâmbio é muito difícil, se adaptar a sua própria vida é, muitas vezes, mais difícil de se adaptar a uma vida nova. Você volta e está tudo igual só você que é uma pessoa diferente presa na sua vida antiga que às vezes não bate mais com quem você é depois de tantas novas experiências. Aprendi muito com a volta do intercâmbio de High School. Aprendi a lidar com distâncias, a manter amizades, fiz novas metas para mim mesma e aos poucos coloquei tudo isso dentro da vida da Yasmin brasileira. Voltar de intercâmbio é difícil, mas ir morar fora é algo viciante e, mesmo sabendo que seria difícil voltar, resolvi ir para um segundo intercâmbio desta vez um intercâmbio de trabalho na Disney. Quando eu embarquei eu já sabia que seria mais uma nova vida e que mesmo que desta vez fosse por um tempo bem menor eu teria que me readaptar a minha própria rotina. Da segunda vez foi mais fácil, talvez porque eu já sabia certinho o que me ajudava na missão de como superar a volta do intercâmbio. 

Como superar a volta do intercâmbio em três passos

1- Descobrir o que você mais sente falta do intercâmbio

Depois do meu intercâmbio de High School eu percebi que o que eu gostava muito da minha vida australiana era a vontade e animação que eu tinha para descobrir lugares novos. Eu não perdia uma oportunidade de passear. Pegava dois trens e um ônibus para ir em uma feira de artesanato, acordava cedo para ir nos jogos da escola, ia para o centro só para passear e descobrir lugares novos. Quando voltei resolvi que valia a pena ser turista na minha própria cidade e comecei a frequentar aqueles museus que a gente sabe que existe mas nunca vai, andei muito a pé, conheci lugares novos e legais.

Outra parte importante do intercâmbio são os amigos. A boa notícia é que com todas as tecnologias não é difícil manter amizades a distância. Claro que não é a mesma coisa, mas ver os amigos vira uma meta e um desafio! Fazem quatro anos que eu voltei da Austrália e uma das minhas melhores amigas de lá eu consegui ver todos os anos. Organizamos um mochilão juntas, ela veio para o Brasil, eu voltei visitar o pessoal do intercâmbio e assim foi. Criei alerta de passagens para as cidades de todos os meus amigos e, principalmente os do Brasil, eu tento aproveitar feriados e fins de semana para viagens bate e volta.



A primeira dica de como superar a volta do intercâmbio é descobrir aquilo que você mais sente falta e trazer para sua vida.

2-Criar uma lista de sonhos

Faz alguns anos que criei uma lista de coisas que eu quero fazer antes de morrer, parece meio dramático pelo nome mas esta é uma lista que está sempre crescendo e garantindo que eu tenho novas metas e sonhos. literalmente! Nesta lista tem desde as coisas mais bobas tipo: aprender a andar de skate, pintar uma parede, virar uma noite vendo filme das princesas, fazer cupcakes bonitos… até sonhos maiores como: trabalhar na Disney, comprar e decorar a minha própria casa, ter o casamento dos sonhos e por ai vai. As vezes estou me sentindo meio sem rumo vejo a lista e escolho um sonho para ser riscado. Normalmente algo bobinho ou, se estou inspirada, dou o primeiro passo para um sonho maior pesquisando sobre bolsas de estudo para intercâmbios, entrando em alguma competição, procurar passagem para um destino que eu quero muito conhecer, etc.

A lista tem mais uma regra: toda vez que eu realizo um “sonho” tenho que adicionar outro. Para quem voltou de intercâmbio e está com aquele sentimento de: E agora, a lista ajuda a organizar os pensamento e te mostra quantas coisas legais você já fez na vida. Tenho esta lista a alguns anos e por isso vários sonhos e objetivos foram riscados: Fazer intercâmbio de High School, fazer uma maratona de Harry Potter, entrar na faculdade…

3- Encontrar um Hobby e se desafiar

Trazer novidades para sua vida antiga é uma boa forma de se manter ocupado e superar a volta do intercâmbio. Começar a praticar um esporte novo, um curso diferente ou dedicar algum tempo para alguma coisa que você ama fazer!



Se você gostou deste post sobre como superar a volta do intercâmbio leia também:

Vivendo em uma host family

A vida espontânea do intercâmbio e a saudade que fica 

Um dia qualquer na vida de uma intercâmbista

Não perca nenhuma novidade do blog: Siga @qualquerlatitude e @yasgraeml e curta nossa página no Facebook!




3 thoughts on “Como superar a volta do Intercâmbio

  1. Yasmin e Priscila lindo post e blog.
    Sempre tenho uma lista de sonhos e refaço ela todo início de ano, em função de já ter realizado algum e assim coloco outros. Conversei com o Leandro sobre dedicarmos um tempo sobre algo que amamos muito. Na nossa volta ao Brasil no ano que vem teremos que realmente trazer para a nossa vida do Brasil aquilo que mais gostamos aqui, e para nós é a “liberdade”, isto é, a possibilidade de andarmos na rua a qualquer horário sem termos medo, ou seja a segurança que temos aqui, queríamos ter isto no Brasil. Bjs.
    😉

    1. é realmente esta questão de segurança aqui é complicadinho 🙁 mas tem muitas coisas da vida de intercâmbio que podem vir para o Brasil! Que bom que você gostou do blog! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *