Dando aula para crianças na Polônia

thumb_thumb_IMG_0663_1024_1024

Aula sobre o Brasil para crianças polonesas.

Quando decidi que faria o intercâmbio voluntário, logo encontrei a vaga que mais gostei: KidSpeak. A ideia deste projeto era que eu desse aulas sobre o Brasil, em inglês, para crianças da escola primária na Polônia.

O horário escolar é bem diferente do brasileiro. A escola começa as 8 horas da manhã e termina as 4 horas da tarde. Eu almoçava na própria escola, a comida era bem tradicional e sempre tinha uma sopa de entrada.

Durante o intercâmbio passei por 4 escolas e por várias faixas etárias, dei aula desde para crianças de 5 anos até para crianças de 13 anos. Ou seja, eu precisava ter várias aulas diferentes para conseguir entretê-los! As vezes eu ficava sozinha com eles na sala, detalhe que os alunos com menos de 10 anos não entendiam quase nada de inglês, eu virei profissional em mímicas!

Eu usei muitos slides nas minhas aulas, eu mostrava o mapa do Brasil, as religião, as comidas, a cultura, a política, a história, os brinquedos, as festas típicas, os animais, as palavras em português, como é o Natal e Ano novo… Além de várias coreografias de axé e samba! Eles ficavam muito felizes quando era aula de dança e se soltavam bastante.

thumb_thumb_IMG_0327_1024_1024

Na primeira escola eu tive muita liberdade para fazer o que eu queria com as crianças, então dei aula de educação física (brincamos de peteca e caçador), dei aula de culinária (fizemos brigadeiro), dei aula de história para os mais velhos e de artes para os pequenos. Consegui fazer diversas coisas pois fiquei mais ou menos 6 vezes com cada turma!

thumb_thumb_IMG_9746_1024_1024

As outras escolas eram públicas e com mais alunos (25 por sala que é o limite máximo de alunos em sala de aula na Polônia). Em geral as crianças não respeitavam muito os professores (comparado com as crianças da primeira escola, porque se for comparar com o Brasil lá sem dúvidas eles respeita mais) então eu não conseguia dar aula pois os professores precisavam ficar chamando atenção. Eles também não entendiam muito inglês então tinha um professor traduzindo minha aula para Polonês.

Resultado das 6 semanas de aulas: muitos abraços, muito carinho, muitos amigos (professores, diretores, crianças e pais), muito aprendizado (como dar aula, como manter as crianças entretidas, como conversar com as crianças, como compreender o comportamento delas, como me comunicar por mímicas, como passar todo o conhecimento que eu queria, como lidar com a rotina, como chegar nas escolas sozinha, como deixar a aula leve e divertida…), além de tudo isso, ganhei muitos bilhetinhos, comidas típicas, presentes, experiências e memórias que vou guardar pro resto da vida!!

thumb_thumb_IMG_9650_1024_1024

15965060_10154905186639814_4426494363435727147_nPriscila Conte é curitibana,tem 21 anos, é estudante de Pisicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista. Instagram: @prii.conte


Sonha em fazer intercâmbio?? Eu posso te ajudar! Mande um e-mail me contando sua história, para onde você quer ir e por quanto tempo quer ficar que eu te ajudo a se organizar!  intercambio@qualquerlatitude.com


 

 

7 thoughts on “Dando aula para crianças na Polônia

  1. Priscila, que experiência incrível deve ter sido essa em?! Você conseguiu transmitir através do seu texto toda a alegria e diversão que sentiu e me deixar com vontade de embarcar em uma aventura como essa. Parabéns pela coragem e determinação de ensinar mais sobre nossa cultura para eles. Adorei demais a postagem o blog.

    Grande beijo,

    paginasincriveis.blogspot.com.br

    1. Oi Gabi!
      Foi totalmente fora da minha zona de conforto!! Mas é algo único que vale muito a pena entrar de cabeça!
      Obrigada pelo seu comentário 🙂
      Beijos

  2. Que demais , Priscila! Deve ter sido maravilhoso. Esse é outro tipo de intercâmbio que eu gostaria de fazer ,mas vai ter que esperar um pouco porque acabei de voltar de oito meses na Irlanda haha
    Mas quero fazer algo do tipo voluntário, ou humanitário , ou por uma ONG, não sei. Mas acho muito legal. Meus parabéns, adoro ver coisas assim <3

  3. Priscila, PARABÉNS! Tenho esse desejo de fazer intercâmbio voluntário um dia na vida, para a Índia, ou Tailândia. Se você puder me ajudar e me dizer como você foi, qual empresa, como foi, etc, eu adoraria saber! Parabéns, as crianças são umas fofuras! <3

Deixe uma resposta