Dia de Princesa- Castelo de Neuschwanstein

DSC_0173

De algum lugar surgiram os contos de fadas não é mesmo? A principal imagem que temos deles é a da Disney, mas de onde veio a ideia de grandes castelos de sonhos? E qual seria esse lugar real? Na cidade de Schwangau (próxima a Munique) na Alemanha existe um castelo chamado  Neuschwanstein (em português: Novo Cisne de Pedra) que foi construído pelo  Rei Luís II, que era grande admirador de obras literárias e música. Construiu seu castelo inteiro inspirado nas obras do compositor Richard Wagner.

DSC_0137

DSC_0072

Cada sala tem a decoração inspirada em alguma lenda, e possui até uma reprodução de Caverna e um jardim de inverno Maravilhoso! Infelizmente dentro não era permitido tirar fotos. Na época (século XIX) o Rei foi considerado louco e retirado do próprio castelo. Anos mais tarde ninguém menos do que Walt Disney se inspirou nesse castelo para suas histórias e para o primeiro castelo dos Parques Disney. O da Bela Adormecida na Disneyland de Los Angeles.

Fonte: rentcars
DSC_0088
O castelo se localiza no alto de uma montanha, e em sua volta existem várias trilhas! Elas são fechadas no inverno, pois  quando está nevando muito é perigoso escorregar. Já estávamos conformados em não poder passear por elas, quando de dentro do castelo vimos vários turistas lá. Quando perguntamos sobre o acesso a ponte e as trilhas um alemão disse: “As trilhas estão fechadas, as pessoas que estão lá estão por sua conta e risco”. Como não estava nevando muito, resolvemos que valia a pena o risco pela vista do castelo, demos um famoso “jeitinho brasileiro” passando pelo lado dos portões. Chegamos a ponte que era o lugar favorito do Rei, não é difícil entender o motivo, considerando a vista privilegiada e perfeita do castelo.
DSC_0142
DSC_0154
Existem dois jeitos de chegar ao castelo, ir a pé (como a gente foi, é uma caminhada de aproximadamente 20 minutos) ou ir á cavalo.
Na ida fizemos o caminho tradicional, pela estrada asfaltada e na volta fomos por uma trilha em um bosque.
Além da emoção de estar vendo um conto de fadas, tivemos mais uma surpresinha NEVE! Quando chegamos lá estava apenas uma chuvinha chata, mas na metade da subida começou a cair pequenos floquinhos brancos! Acabou sendo apenas pequenos floquinhos, nem chegou a acumular no chão, mas ainda assim, ver a paisagem da ponte, com neve voando na nossa direção foi Incrível!

 Dentro e fora do castelo você se sente em um filme de Princesa, cada detalhe, cada cantinho é perfeito! Não tem como negar que o Neuschwanstein tenha sido a inspiração para o castelo da Bela Adormecida. Claro que a versão Disnayland é muito mais cheia de cores e fantasia, mas… Qualquer semelhança, não é mera coincidência!

0 thoughts on “Dia de Princesa- Castelo de Neuschwanstein

  1. Que encanto, sou louca pra viajar e conhecer o mundo (ou parte dele rsrs) esse lugar é incrível, sonho em conhecer a neve, e me senti inspirada com seu post, espero um dia poder fazer uma viagem dessa também.

Deixe uma resposta