Local Guddy: Street Art em Londres

WhatsApp Image 2017-10-30 at 10.44.04 (2)

No mês de Setembro, eu e meu noivo fizemos um “intensivão” nos clássicos da Europa: em 26 dias de viagem foram quatro países e nove cidades. Normalmente, viajamos só os dois -fazendo nosso próprio roteiro- e nos dedicamos mais tempo a cada cidade, conseguindo delinear a experiência que vamos ter na viagem. Dessa vez, algumas cidades ficamos poucos dias e em outras, mais. A parte boa de passar menos tempo nas cidades, é que você consegue conhecer mais lugares. A parte ruim é que nem sempre você consegue sentir a vibe do lugar. Enfim, foi demais!

A arte e cultura são um dos meus principais interesses em viagens! O graffiti é um tema super presente na minha vida pessoal – inclusive foi o assunto do meu Trabalho de Conclusão de Curso em jornalismo. Comida de rua também é essencial em uma nova cidade. A gastronomia e a expressão artística são os melhores aspectos para conhecer uma cultura 🙂

 

Por isso, em Londres, fizemos um tour chamado “Street Art & Street Food”. O bairro do tour que visitamos foi Bricklane, conhecido por ser um bairro de imigrantes. Atualmente, há uma grande concentração de indianos na região: minha comida regional preferida! Amicie – nossa guia – nos encontrou em uma praça escolhida a dedo: lá já tinha uma intervenção urbana, uma escultura de uma cabra.

Ao longo do tour, Amicie nos mostrou diversos tipos de intervenção urbana, inclusive formas de graffiti que não temos no Brasil. Esculturas de máscaras, muito lambe-lambe, murais, mini-esculturas, ah! Esse bairro é cheio de cores, cheiros e sabores. Parte dele, estão as ruas que melhor preservam a antiga arquitetura de Londres – com casas de tijolinhos a vista e caixilhos ornamentados nas portas de entrada.

WhatsApp Image 2017-10-30 at 10.44.09

São artistas de diversas partes do mundo que deixam sua arte registrada nos muros. Inclusive, vimos um Curitibano quando voltamos a noite para tomar uma cervejinha. Infelizmente, estava escuro e não deu para tirar foto.

O graffiti é um movimento de arte que está presente no seu dia a dia, mas você deve ter um olhar atento para reparar nele e em suas nuances. Esse foi um dos principais motivos pela tour ter sido tão incrível – Amicie sabia diversas ruelas, lugares chaves, apontava para um poste e olha lá! Uma escultura em cima do poste. Foi possível ter uma perspectiva bem mais detalhada do movimento na cidade, e que Amicie ganha muitos pontos com sua formação em Artes! 🙂

Pra fechar o tour com chave de ouro, Amicie nos apresentou um mercadinho gastronômico com diversas nacionalidades. Fomos de clássico: um indiano maravilhoso, bem temperado, mas sem queimar a boca de muito ardido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa experiência foi possível pelo convite do site Local Guddy. O Local Guddy é um site que reúne viajantes e moradores das cidades. A brincadeira do nome é com as palavras guide (guia) e buddy (amigo, colega). O conceito é bem simples: um morador local te leva para um tour personalizado nas suas partes preferidas da cidade. Londres me conquistou por inteira 🙂 a cidade é multicultural, com experiências que só um morador vai poder te mostrar de perto.

coluna-especial

Sobre mim

21728323_1399925563457710_617795360176638633_nMeu nome é Ana Clara Tonocchi, sou jornalista por formação e trabalho com comunicação interna e marketing. Não viajo o quanto quero, mas aproveito o quanto eu posso <3

Instagram: @atonocchi

Deixe uma resposta