Morando em Nancy – França

Morar na França é realmente um sonho, e Nancy, minha nova cidade do coração me encanta cada dia mais! Neste post vou te contar o começo, como cheguei aqui. Desde minha formatura do ensino médio, no longínquo 2014, eu sempre sonhei em estudar francês e fazer um intercâmbio para morar na França. Em 2016, comecei a estudar a língua e em 2017 apliquei para um Duplo Diploma, basicamente um convênio entre a minha universidade (USP) e a universidade que eu escolhi. Eu estudo 4 anos no Brasil e 2 anos na França, assim, no final de 6 anos eu sou engenheira com diploma de duas faculdades diferentes. Escolhi a École des Mines de Nancy (se pronuncia Nãncí) por indicação de uma amiga que já estudava lá e fui realizar o sonho de morar na França

Place de la Carrière – um dos pontos turísticos de Nancy

Cheguei em Nancy no verão e pude conhecer a cidade sem o grande volume de estudantes que lotam a cidade durante os meses de aulas. A cidade é cheia de parques e tem história própria. A vibe aqui é bem diferente de Paris, onde os franceses são mais apressados e normalmente não dão muita atenção aos milhares de turistas. Em Nancy, a vida passa mais lenta, as pessoas não tem tanta pressa e são bem simpáticas!

Uma foto do meu lugar favorito em Nancy, o Parc de la Pépinière.

Logo que começa o outono as folhas começam a ficar mais escuras. Nancy tem as quatro estações bem definidas e foi pela primeira vez que pude me apaixonar pelo outono como vimos nos filmes. Tive meu aniversário de 21 anos nessa época também e nunca me senti tão bem acolhida pelos amigos e colegas que fiz aqui.

Árvores em diversas cores diferentes no jardim da faculdade

O inverno chegou também e com ele tive a primeira experiência de ir pra escola com neve e fazer um boneco de neve no próprio quintal. Confesso que a primeira vez que vi neve aqui na cidade foi no meio da aula e eu comecei a chorar de emoção. Resultado: a sala inteira começou a rir e alguém teve que explicar ao professor que eu tava emocionada, pois não conhecia neve! Aqui não neva muito,apenas o suficiente para se divertir, mas não temos grandes problemas com nevascas.

Morar em Nancy também significa ter uma vida cultural bem legal. A cidade conta com festivais o ano inteiro, shows de projeções no verão e na época de Natal na famosa Place Stanislas, cartão postal da cidade.

Além da experiência climática, morar na França me proporciona conhecer uma nova culinária e também viajar bastante, já que moro muito perto da Suíça, Alemanha, Luxemburgo e Bélgica; além de estar perto dos principais aeroportos a região.

Um ponto negativo é o transporte público que não é muito extenso (principalmente para alguém que está acostumado com o caos de São Paulo) e por isso também a vida noturna não é das melhores, fazemos mais as “houses parties” (conhecidas como soirées em francês).

Se você tem interesse em fazer intercâmbio na França, morar em Nancy é uma boa opção. Eu estou amando e já se passaram 9 meses, então acho que não vou mudar muito minha opinião 😉

Gostou deste post? Nos siga no Instagram @qualquerlatitude

Bruna é paulista e adora o caos paulistano diário. Estuda engenharia ambiental na USP e fez intercâmbio em Nancy na França. É apaixonada por natureza e ecologia. É amante de experimentar boa comida, falar de Disney e descobrir novas culturas. Virginiana precavida leva na mala sempre tudo o que pode precisar, uma dose de empolgação e uma pitada de irresponsabilidade, no seu ponto de vista, essa é a melhor receita para explorar o mundo! Instagram @allweneedtonightislove