Natal na Polônia

Natal na Polonia

Comemoração de Natal na escola

A Polônia possui diversas peculiaridades em relação ao natal.  Os poloneses são muito católicos e por isso a data de extrema importância e bem comemorado!

Durante o mês de Dezembro, as árvores começam a ser vendidas nas ruas, sim, são árvores de verdade! Eles decoram as arvores com enfeites e doces e em todo lugar tem uma árvore de natal! Além disso, nas escolas polonesas começam os ensaios para os recitais, onde eles apresentam um teatro e cada turma canta uma música natalina. Os poloneses amam musicas natalinas!

Recital de natal Polonia

Dois dias antes do Natal eles começam a preparar o jantar de comidas típicas. O jantar é composto por 12 pratos sendo imprescindível a sopa de beterraba “Borscht”, o Pierogi caseiro, o cheesecake “Sernik”, um bolinho com recheio de papoula “Makotch” e frutos do mar! No natal eles não comem nenhum tipo de carne.

Ceia de natal polonesa

Diferente dos natais brasileiros em que toda a família se junta, totalizando em mais de 15 pessoas, lá eles juntam apenas os mais próximos, normalmente pais e filhos. A celebração começa quando a primeira estrela aparece no céu no dia 24/12, isso é mais ou menos 17h.

Eles possuem uma tradição que me encantou, a de dar votos de Natal! Todas as pessoas pegam um pedaço de “Oplatek” uma hóstia em formato de papel, e repartem com os outros. Você pega um pedaço da outra pessoa e deseja coisas boas e Feliz Natal (para que tenha um bom ano, saúde, paz, união…) e fazem o mesmo com você, até que todos tenham se abraçado!

(Imaginem eu tentando falar “wesolych swiat bozego narodzenia” que significa Feliz Natal!!!)

Após este ritual, todos sentam a mesa para o jantar! Você precisa provar todos os pratos para garantir felicidade o ano todo, mas tradicionalmente, os pratos representavam os 12 apóstolos de Jesus. O Natal Polonês é um feriado que dura do dia 24 à 26 de Dezembro e tudo fica fechado.

Eu pude comemorar o Natal com os professores da primeira escola e no dia seguinte com os alunos! Provei os doces e alguns pratos (eu não como peixe, por tanto acabei tendo que fazer desfeita e não experimentei todos os pratos).

Foi um tempo muito bom, com comida gostosa, com musicas natalinas ao fundo e todos muito felizes!

Assim fechei meu 2016 com muito amor e gratidão no meu intercâmbio voluntário <3

15965060_10154905186639814_4426494363435727147_nPriscila Conte é curitibana,tem 21 anos, é estudante de Pisicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista. Instagram: @prii.conte

7 thoughts on “Natal na Polônia

  1. Olá, tudo bem? Amei o post, é muito legal saber um pouco mais sobre a cultura de outros lugares. O Natal é a época do ano que eu mais gosto, particularmente ele tem um significado muito especial para mim e me traz muitas lembranças boas. Beijos ♥

    1. Oi Patricia! Tudo bem e você?
      O Natal é super importante para mim!! Foi muito legal comemorar em um lugar diferente mas bem difícil por estar longe da minha familia!!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos 🙂

  2. Adoro saber mais sobre a cultura de outros paises, ainda mais quando são paises menos comuns da gente le por aí como e o caso da Polonia. A ideia de 12 pratos pro natal é maravilhosa mas deve ser cansativo cozinhar tudo isso hahaha

    1. Obrigada pelo seu comentário!!
      E simmm, eles passam muito tempo cozinhando pois todas as comidas são feitas em casa!

  3. É muito interessante o tanto que as culturas de outros lugares é diferente da nossa! Achei incrível a sensação de união que dá a comemoração deles, adoraria passar por esta experiência!

    1. Olá Gislaine!!
      Obrigada por seu comentário 🙂
      A comemoração deles é muito legal, bem aconchegante e são muito receptivos!

Deixe uma resposta