Brasil: O que fazer em Vila Velha -ES

Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo e é ligada a atual capital, Vitória, por várias pontes. Chegar lá é fácil, o ônibus Vila Velha – Ponte 3 sai de Vitória e vai até o terminal de Vila Velha. No terminal perguntamos qual ônibus iria para o Convento da Penha, nossa primeira parada. Os capixabas, como são chamados os moradores do Espírito Santo, são simpáticos e nos ajudaram indicando o ônibus e onde descer.

vila-velha-11-of-25

O convento fica no alto de um morro de 154 metros de altura, dá para subir a pé ou de van. A construção é uma das mais antigas do Brasil. O convento começou a ser construído em 1562 depois de um sonho do Frei Pedro Palácio e foi ampliado, em 1750, se tornando uma importante construção do período colonial brasileiro.

vila-velha-4-of-25

vila-velha-16-of-25

O convento fica próximo a Igreja do Rosário (esta estava em manutenção quando fomos e não pudemos entrar), ao Museu Homero Masseda (a visita é guiada, curta e gratuita) e ao exército e à marinha (nos dois tem como fazer visitas guiadas gratuitas, porém é preciso agendar primeiro).

vila-velha-1-of-25

Depois de conhecer a parte histórica de Vila Velha, pegamos o ônibus de volta para o terminal e de lá fomos para a fábrica da Garoto. Para fazer a visita é preciso agendar e estar de calça comprida, sapato fechado e blusa com manga (não pode ser regata). Infelizmente ninguém nos avisou do “dress code” e quando chegamos lá só conseguimos visitar o museu de chocolate – que conta a história da fábrica, mostra os primeiros lançamentos e  embalagens – e a mega-store da Garoto. No museu ganhamos uma caixinha de serenata de amor.

vila-velha-22-of-25

vila-velha-23-of-25

vila-velha-25-of-25

Na volta contamos mais uma vez com a simpatia dos capixabas, que nos informaram onde pegar o ônibus para o terminal e de lá qual era o ônibus que voltava para Vitória!

 

 

28 thoughts on “Brasil: O que fazer em Vila Velha -ES

  1. Amei ♥ Sabe essa sensação de cidadezinha do interior com mistura de cidade mais antiga? Eu amo isso. Acho tão lindo. Até as casas deixam a paisagem mais “elegante” rs. Sempre gostei de visitar fortes, a vista é incrível. As primeiras fotos são do convento, né? Tô apaixonada por tudo. E sobre a fábrica, quem dera. Acho que não teria muitas forças para visitar uma fábrica de chocolates, morreria de desejos lá dentro aieuhaihe. Adorei teu post, teu passeio e essa parte histórica.

  2. Olá Yasmin, tudo bem?
    Pelas fotos, Vila Velha parece ser uma cidade muito bonita. A vista do convento é simplesmente encantadora! ♥ Se um dia eu tiver a oportunidade de conhecer a fábrica da Garoto, me perderia na mega-store em meio a tantos chocolates e com certeza traria um de cada sabor para comer depois (rs). Pelo que percebi, seu passeio deve ter sido muito bacana. 😀
    Beijos :*

    1. A cidade é linda! Coloque na sua lista de lugares para ir e me conte como é a fábrica!! Fiquei super curiosa e triste de não ter tido a oportunidade de entrar 🙁

  3. Desculpem aos cariocas, mas vila velha é a cidade maravilhosa! Pelo menos pra mim que sou capixaba e com muito orgulho.
    Um pena que a igreja do rosário está em reforma e restauração, porque é uma igreja adorável e linda. Quem mora perto da fabrica sente o cheiro de chocolate todos o dias é uma delicia!

    1. Olha eu amei as duas. Difícil dizer qual é mais bonita o Rio ou Vitória! Genteee deve ser torturante o cheiro, eu iria ficar louca, comer chocolate toda hora!

  4. Amo meu ES gente ><
    Vila Velha tem vários pontos super legais de visitar mesmo , a fábrica da Garoto e demais né?
    Tenho amigas de V.V que sempre que posso estou indo fazer uma visita .

    Adorei seu post principalmente as fotos ficaram demais .

    beijos

  5. Olá! Viajar é sempre uma das melhores opções para se divertir, ainda mais quando o lugar é assim tão lindo. Já conheci diversos lugares no Brasil, mas ainda não fui para o ES :/ Tenho curiosidade para conhecer as praias, cidades histórias, e como você disse, a simpatia dos capixabas. Adorei as dicas! Beijos, Érika *-*

    1. Super concordo! Amo Viajar! Eu nunca tinha ido para o ES fui a primeira vez agora nas férias de Julho e me encantei <3 Não deixe de ver também o post sobre Vitória mostra toda a parte histórica! beijos!

    1. Claro que chega!! Você mora onde? É só ficar atenta nas promoções de passagem! Que bom que gostou! Não deixe de acompanhar o blog para mais destinos legais!

  6. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Vila Velha, admito até que este não seria meu ponto principal de viagem, até que eu li teu post e mudei de ideia.
    Pelo que pude ver além de ser um lugar lindo, com história, também esbanja simpatia. Fiquei com vontade de conhecer cada cantinho de Vila Velha!

    1. Que bom que o post te inspirou! Esta é a principal ideia do blog mostra destinos que as vezes a pessoa nem pensava em visitar!! Beijos

    2. Que bom que gostou!!! Um dos meus maiores objetivos com o blog é mostrar novos destinos para viajantes e futuros viajantes. Fico muito feliz em saber disto! Beijos!

Deixe uma resposta