Organização pessoal: Como estabelecer metas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

organização pessoalOrganização pessoal é uma meta de ano novo muito popular, porém é uma das mais difíceis de atingir, mesmo sendo fundamental para a realização de outros objetivos. Depois do o post sobre criar metas para 2019, recebemos algumas dúvidas sobre como estabelecer metas, afinal o que é importante o suficiente para entrar nesta lista? E como fazer um pedaço de papel sugerindo mudanças, muitas vezes difíceis de fazer, virarem realidade?

Como estabelecer metas:

Criar metas jé é uma forma de organização pessoal que te ajuda a chegar no seu objetivo. Afinal, metas são eventos ou marcos que te fazem chegar em seu objetivo maior. Por exemplo, se seu objetivo é perder 10kg uma das suas metas pode ser começar a tomar café sem açúcar ou ir para academia três vezes por semana. O mais legal é que você vê o seu objetivo dando certo já que a cada meta realizada você chega mais perto!

Na hora de definir suas metas é importante que você: se dê conta do seu estado atual (onde você está, o que está fazendo no dia a dia), pense qual é o seu foco, defina sua prioridade e finalmente onde você quer chegar.

Transforme em metas todas as coisas que você acredita que precisa fazer e transformar em rotina para alcançar seu objetivo. Pense que precisa fazer para esse objetivo se concretizar, que tipos de comportamentos precisa ter e então coloque isso no papel. Por exemplo, para eu conseguir uma nota alta no TCC, preciso estudar muito. Mas escrever em uma lista de coisas para estudar muito é algo amplo e relativo, ou seja, precisei me perguntar: Quantas horas de estudo por dia eu acredito ser necessário e possível dentro da minha rotina? No meu caso defini que se eu conseguir focar 3 horas por dia, eu terei êxito. Tendo isso em mente deixei reservado esse momento na minha agenda.

Como organizar metas:

Lista + Planner mensal

Há diversas formas que você pode fazer anotações e organizar seus dias, meses e anos Eu gosto de dividir minhas metas conforme as áreas da minha vida e faço em formato de lista mesmo para que no final do ano eu possa fazer um ✔. Além desta lista, com objetivos para o ano tenho um planner mensal para que eu possa ver o mês todo e assim planejar os meus dias.

Diário + Planner Semanal

Organização pessoal
Diário e planner semanal da Bruna

Lista + planner foi a forma de organização pessoal que eu encontrei para minha vida e que tem funcionado para mim mas a forma de se organizar pode variar muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, a Bruna gosta da combinação planner dividido por semana + diário. Para ela, escrever todos os dias mostra o quanto ela evoluiu e está chegando mais perto dos seus objetivos e o planner semanal a manter controle dos compromissos e trabalhos da faculdade.

Bullet Journal + Calendário

Já a Yasmin e uma pessoa mais visual, prefere a combinação bullet journal + calendário. Para ela a ideia de um caderno em branco se torna mais fácil de organizar seus objetivos pessoais, do blog e manter um diário de acontecimentos da vida. A ideia de criar cada nova página se torna um momento de lazer e uma motivação para manter os planos em dia. No calendário ela anota todos os eventos, entrevistas, aniversários e entregas de trabalho da faculdade. Da mesma forma que a Yasmin se encontra entre seus rabiscos com canetinhas coloridas, tem pessoas que preferem a praticidade de ter tudo online e de encontrar o que procura quase instantaneamente. Para os amantes de tecnologia uma combinação exel + calendário do google pode render ótimos resultados.

É na base da tentativa e erro que você vai conseguir descobrir com qual vai se adaptar melhor. Nem sempre a combinação que acreditamos ser a melhor para nós dá certo, mas, a boa notícia é que existem inúmeras maneiras e combinações de agendas, post it e anotações de organização pessoal! O importante é entender seus próprios objetivos e manter o foco em uma vida organizada e planejada em prol dos sonhos e objetivos, assim aos poucos você vai parar de perder tempo com coisas não tão importantes e parar de usar a desculpa de falta de tempo para não alcançar aquilo que almeja!

Para terminar, depois de descobrir tudo o que você quer, de entender o que deve fazer para atingir, colocar na sua agenda, você precisa se comprometer! A organização pessoal é um caminho para atingir sonhos, mas depende de você ir atrás, com muita dedicação e esforço!

Organização pessoal e sua importância na vida cotidiana e em projetos:

Este ano organização é uma meta em comum das meninas do Qualquer Latitude. Nós três estamos buscando sonhos, objetivos e viagens, e para isso entendemos o quanto definir prioridades e não se perder nos planos e sonhos é importante para a concretização dos objetivos. Aqui no blog, por exemplo, definimos dias para os novos posts que agora são sempre no Domingo e na Quinta-feira, desta forma, temos melhor controle do conteúdo do blog e garantimos que toda semana tem novidade!

Se você precisar de alguma ajuda, saiba que estou sempre a disposição 😉

 

Priscila Conte é curitibana, tem 23 anos, é coach, estudante de Psicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista.

Instagram: @prii.conte

Você gosta das nossas dicas do Qualquer Latitude? Nos ajude a crescer reservando o seu hotel no booking aqui pelo blog! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a ir cada vez mais para novas latitudes <3 Booking.com
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *