Um dia em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der TauberRothenburg ob der Tauber não é exatamente a primeira cidade que vem à mente quando se pensa na Alemanha (eu inclusive não sabia de sua existência até estar no país – e até muitos alemães não têm conhecimento do lugar). Porém, se você já pesquisou fotos da Alemanha na internet provavelmente viu fotos dela, já que é uma dos locais mais fotogênicos do país todo.

Essa cidade que se encontra na rota romântica é melhor definida como o cenário perfeito para um conto de fadas da Disney. A experiência que se tem lá é de ter sido transportado para uma vila na Idade Média praticamente intacta. A cidade é, portanto pequena, mas isso é compensado pelo seu charme, e permite que seja o passeio perfeito de um dia saindo de Munique ou Nuremberg.

Para se chegar até a cidade é necessário utilizar carro ou trem. Eu fui de trem saindo de Ingolstadt (que fica à uma hora de Munique) e levei mais ou menos duas horas para chegar em Rothenburg.

Uma das atividades mais interessantes de se fazer na cidade é dar uma volta (literalmente uma volta na cidade) andando no seu muro medieval, o qual é um dos únicos muros desse gênero ainda inteiros na Alemanha – as guerras mundiais resultaram na destruição de muitos dos muros de outras cidades. É importante lembrar que é possível descer do muro em alguns pontos para poder visitar outras atrações como o jardim do castelo, que é muito lindo.

Em relação a museus, Rothenburg ob der Tauber abriga dois museus que são bem diferentes do usual.  Os alemães amam tanto o Natal que na cidade há um museu dedicado à data (Deutsches Weihnachtsmuseum). Na verdade, é um misto de loja (Käthe Wohlfahrt) com museu, estando um ao lado do outro.  Os dois são absolutamente lindos, sendo que a loja é provavelmente a loja mais linda que já vi na vida – mas já aviso, não é muito barata. E falando em lojas, vale mencionar que a cidade em geral possui lojas lindas com vitrines dignas de se fotografar, daquelas que parecem saídas de filmes antigos com brinquedos de madeiras, ursos de pelúcia, doces, etc.

Ainda outro museu, mas que não recomendo para pessoas sensíveis é o Museu Medieval Criminal (Mittelalterliches Kriminalmuseum), que é um dos maiores museus do gênero da Europa e é muito interessante para quem gosta da Era Medieval e História.

Rothenburg possui algumas opções de restaurantes e cafés. Recomendo experimentar um doce típico da cidade chamado Schneeballen (bola de neve). É uma massa crocante coberta com açúcar. Há diversas variações dele facilmente encontradas em vários locais da cidade.

Dica para Rothenburg ob der Tauber:

-Não só para Rothenburg ob der Tauber, mas para qualquer cidade da região da Baviera recomendo a compra do Bayern Ticket, uma passagem de trem que custa 25 euros e permite a utilização de quantos trens você quiser em um dia das 09 às 03 da manhã de segunda à sexta-feira e nos finais de semana a partir de meia-noite. Mas atenção, este ticket é válido apenas para trens regionais, que são um pouco mais lentos que outros.



Se você gostou deste post sobre Rothenburg ob der Tauber leia também:

Segredos de Berlim

Castelo de princesa na Alemanha

 Isabela Gugelmin, curitibana, estudante de relações internacionais @isague



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *