Saint Patrick’s Day- da Irlanda para o mundo

Saint Patrick
Imagem de reprodução

O Saint Patrick Day é uma das maiores festas Irlandesas e é celebrado no dia 17 de março. A festa é um dos principais símbolos da cultura do país e essa comemoração vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Vários bares e baladas brasileiros tem feito comemorações oferecendo cervejas verdes, dando desconto para quem vai com esta cor e ornamentos da tradicional festa mas afinal de onde vem o dia de São Patrício?

A história do Saint Patrick’s Day é diferente do que se imagina: o primeiro desfile de comemoração ao santo não aconteceu na Irlanda e sim nos Estados Unidos mas foram os irlandeses que de fato deram importância e tradição para a data. O dia 17 de março é a data da morte de Saint Patrick ou seja, um dia para renovação espiritual escolhida pelo franciscano Luke Wadding, um frei irlandês que persistiu junto à Igreja Católica para que Saint Patrick tivesse seu próprio dia no calendário de santos.

A história de Saint Patrick também começa fora da Irlanda, ele só foi chegar ao país aos 16 anos como escravo, fugiu e retornou anos mais tarde para espalhar a palavra do Cristianismo. Os lugares por onde passou, no noroeste do país, formam um incrível roteiro turístico. Neste roteiro história e natureza andam juntas em atrações como Armagh, a montanha Slemish e a charmosa cidade de Downpatrick. Outros destinos, fora do caminho da peregrinação do santo, incluem Belfast e Dublin, cheias de histórias, bons restaurantes e pubs, além de Galway, perfeita para quem adora baladas e festivais.



Para quem tem a chance de estar na Irlanda durante esta data é impossível não se apaixonar. Diversos desfiles são realizados por todo país, além de festivais e outros eventos, para homenagear o santo padroeiro do país. Os desfiles são coloridos e teatrais, cheios de espetáculos e bandas internacionais. Os festivais, por sua vez, se estendem por uma semana com muita música, entretenimento e cerveja.

Para quem não está na Irlanda mas quer participar das comemorações desta data diversos monumentos turísticos ao redor do mundo, como o London Eye, em Londres, o Empire State Building de Nova York, a Galeries Lafayette, em Paris, e a Torre de Pisa, na Itália serão iluminados de verde para se unir às festividades. Aqui no Brasil cinco cidades vão participar desta homenagem iluminando: O Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa e o Edifício Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; o Edifício Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo; a Catedral de Pedra, em Canela; a Torre da TV Globo, em Recife; o Brasília Shopping, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Torre Digital, em Brasília.

Catedral de Brasilia Saint Patrick
Imagem de reprodução Rayan Ribeiro Further press info – Sinéad Grace, Tourism Ireland

 

Em São paulo a Casa das Rosas, na avenida Paulista, também estará com um evento especial no domingo, dia 18 de março para comemorar a data. O evento terá apresentações de música, dança e literatura irlandesa, em um verdadeiro Saint Patrick’s Day na avenida mais famosa de São Paulo. Em outras cidade do Brasil vários bares e baladas estão com programação especial para a data com cervejas verdes especias, ornamentos e até desconto para quem for de verde, a cor favorita de Saint Patrick!

 

–Informações Consulado geral da Irlanda–

Leia Também:

Mochilão pela Europa Central

Descobrindo Berlim

EuRail: Um passe de trem para toda Europa?

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *