Brasil: Seguindo os passos de Anchieta em Guarapari

Passos Achieta

Vou começar este post voltando um pouco às aulas de história para contar um pouquinho sobre o Padre José de Anchieta: Jesuíta que veio para o Brasil com a missão de catequizar os índios e acabou se tornando um dos primeiros linguistas do país, aprendendo e estudando as línguas nativas. Foi um dos fundadores de São Paulo e do primeiro colégio da cidade. Além de padre, Anchieta também foi grande defensor dos índios gramático e poeta, e por todos esses feitos foi beatificado por João Paulo II e ficou conhecido como o Apóstolo Brasileiro.

Anchieta passou seus últimos anos de vida no Espirito Santo, morava na Vila de Rerigtiba – cidade que atualmente se chama Anchieta- e duas vezes por mês caminhava até Vitória para cuidar do Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta e sede do governo). Em memória ao padre foi criado o caminho de Anchieta neste percurso. A trilha tem um total de 100 quilômetros e uma das várias cidades que ela passa é Guarapari.

Guarapari (13 of 13)

Em Guarapari o trajeto passa perto das praias, no único poço de água criado pelos Jesuítas que ainda existe, na Antiga Matriz – igreja construída pelo próprio Padre José de Anchieta que marca o inicio da vila que hoje é a cidade de Guarapari – e pelas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Guarapari (12 of 13)

Os passos de Anchieta em Guarapari não são muito longos e levam a lugares muito bonitos, uma caminhada que vale a pena ser feita!

E para os leitores do Qualquer L’atitude que querem conhecer Guarapari, uma novidade: 10% de desconto na Pousada Raio de Sol! Na hora de fazer a reserva por e-mail é só avisar que viu aqui no blog. Nos hospedamos lá na nossa viagem e gostamos. A pousada é simples mas super bem localizada, limpa e a equipe está sempre disposta a ajudar!

Deixe uma resposta