Brasil: Seguindo os passos de Anchieta em Guarapari

Se você está com uma viagem marcada para Vitória no Espirito Santo vale um passeio para Guarapari. A viagem é de mais ou menos uma hora e pode ser feita de ônibus. Neste post você encontra uma dica de o que fazer me Guarapari para quem gosta de história e religião.

Se você está buscando um roteiro de praia leia sobre as Praias de Guarapari

Seguindo os passos do Padre José de Anchieta em Guarapari

Vou começar este post voltando um pouco às aulas de história para contar um pouquinho sobre o Padre José de Anchieta: Jesuíta que veio para o Brasil com a missão de catequizar os índios e acabou se tornando um dos primeiros linguistas do país, aprendendo e estudando as línguas nativas. Foi um dos fundadores de São Paulo e do primeiro colégio da cidade. Além de padre, Anchieta também foi grande defensor dos índios gramático e poeta, e por todos esses feitos foi beatificado por João Paulo II e ficou conhecido como o Apóstolo Brasileiro.

Anchieta passou seus últimos anos de vida no Espirito Santo, morava na Vila de Rerigtiba – cidade que atualmente se chama Anchieta- e duas vezes por mês caminhava até Vitória para cuidar do Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta e sede do governo). Em memória ao padre foi criado o caminho de Anchieta neste percurso. A trilha tem um total de 100 quilômetros e uma das várias cidades que ela passa é Guarapari.

Em Guarapari o trajeto passa perto das praias, no único poço de água criado pelos Jesuítas que ainda existe, na Antiga Matriz – igreja construída pelo próprio Padre José de Anchieta que marca o inicio da vila que hoje é a cidade de Guarapari – e pelas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Os passos de Anchieta em Guarapari não são muito longos e levam a lugares muito bonitos, uma caminhada que vale a pena ser feita!

E para os leitores do Qualquer L’atitude que querem conhecer Guarapari, uma novidade: 10% de desconto na Pousada Raio de Sol! Na hora de fazer a reserva por e-mail é só avisar que viu aqui no blog. Nos hospedamos lá na nossa viagem e gostamos. A pousada é simples mas super bem localizada, limpa e a equipe está sempre disposta a ajudar!

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!