Tocha Olímpica Em Curitiba

Rio2016 (2 of 2)

Esta semana o maior símbolo das Olimpíadas chegou a Curitiba, a tocha Olímpica, que remete às primeiras Olimpíadas. Em homenagem à cultura grega, que tinha o fogo como um elemento sagrado, a cada nova Olimpíada a tocha é acessa com a ajuda do sol nas ruínas do Templo de Hera em Olímpia.

Antes de chegar ao Rio, a tocha está passando por mais de 300 cidades em todas as regiões do Brasil. Em Curitiba ela chegou no dia 14 de Julho e o revezamento começou no Museu Oscar Niemeyer. O primeiro Curitibano a correr com a tocha foi o o atleta paraolímpico de natação Moisés Batista.

 

Rio2016 (1 of 2)

E quem faz a tocha?

A cada Olimpíada o país sede tenta criar uma tocha Olímpica diferente e inovadora. Para os jogos do Rio foi criada uma competição entre empresas brasileiras de design para decidir quem iria fazer o projeto.

Rio2016 (1 of 1)

O que ela tem de especial?

Uma das principais novidades da Tocha Rio 2016 é que ela foi feita com material reciclável. Nesta tocha também tem pequenas fendas que se abrem na hora “do beijo” (momento que o fogo passa de uma tocha para a outra na troca de corredores). As fendas são de três cores. O preto que representa o chão, o azul que representa o mar e o verde que representa as montanhas do Rio de Janeiro.

 

 

Deixe uma resposta