Diário de uma Blueberry- O trabalho

o trabalho de character attendatÉ difícil encontrar uma definição para o trabalho de character attendant. Talvez a melhor que eu já tenha ouvido foi do Alumni Luis Felipe Torquato, que definiu como vou ser babá do Mickey. As principais responsabilidades do attendant sáo cuidar do personagem, da fila de pessoas que querem tirar uma foto com ele e do horário de atendimento do público.

Existem dois tipos de personagens: os flur characters e os faced characters. Flur são os personagens que não falam. Com estes, o trabalho de character attendant é mais ativo. Temos que responder as perguntas das crianças e traduzir algumas interações. “Nossa, o Buzz amou sua orelha”, “o Woody perguntou cadê ele na sua camiseta”. No começo, parece difícil, mas quando você se dá conta, consegue ter longas conversas com personagens mudos. Eu me lembro uma vez que o Pato Donald e a Margarida tiveram uma discussão de porque eles não estavam casados, no meio do restaurante (não sei se você já reparou mas nem o Mickey, nem o Pato Donald jamais pediu sua namorada em casamento… As meninas já estão esperando a muitos anos e, obviamente, não estão muito contentes com isso! Eu vi a Margarida apontando para o dedo e fui perguntar:

-É a discussão sobre o anel de novo?

O Pato Donald tampou os olhos e fez que sim, com a cabeça.

– Donald, já está mais do que na hora de você pedir a Margarida em casamento e parar de se sentir envergonhado cada vez que ela toca no assunto!

A Margarida apontou para mim e fez com a cabeça que concordava e o Donald apontou para o bracelete dela, dizendo que ele que tinha comprado.

– Ah, Donald. Mas um bracelete não é um anel… Ele é bonito, mas ela está querendo um anel de compromisso!

Margarida logo pôs as mãos na cintura e apontou para mim dizendo que eu estava certa e o Donald apontou para os sapatos dela dizendo que ela gastava todo dinheiro em sapatos.

-Ah, ela gastou o dinheiro do anel em sapatos? Que tal assim: Margarida você compra menos sapatos e o Donald economiza para te dar um anel!  

Os dois fizeram que sim com a cabeça e continuaram andando pelo restaurante.

Enquanto eu conversava com os dois, várias famílias pararam para olhar a conversa e estavam se divertindo e dando risada. Assim que os dois patos seguiram seus caminhos pelo restaurante, um dos pais me chamou e falou: “como você consegue ter uma conversa de cinco minutos com personagens que são mudos? Isso foi incrível! Valeu o nosso almoço”. Eu contei que estava acostumada a conversar com eles todos os dias e que aqueles dois patos, em especial, eram cheios de personalidade!

Aos poucos você começa a conhecer as animações de cada personagem, entender a personalidade de cada um e o que eles falariam. Inclusive fica cada vez mais divertido visitar personagens nos seus dias livres, porque você aprende a interagir bastante com eles.

o trabalho de character attendant

Os faced characters são os personagens que falam. Normalmente príncipes e princesas. A função do attendant com estes personagens é mais a de cuidar e fechar a fila na hora certa, para garantir que o personagem consiga sair do set no tempo certo. Como eles falam, o attendant está lá só para cuidar da fila e do horário. Passar uma tarde com um faced character é uma experiência muito mágica, pois você vê a quantidade de histórias que eles contam por dia e aprende muito sobre o filme deles. Como um bom attendant qualquer aviso que você precise dar para eles tem que estar dentro do contexto da história deles. Por exemplo: “Branca de neve, eu acabei de ver cinco dos sete anões!” Ela vai entender que faltam apenas cinco minutos antes do próximo horário de descanso.

Existem duas formas de fechar a fila: o “back to back”, quando o personagem vai sair rapidinho e já volta (normalmente eu usava este tempo para brincar muito com as crianças da fila. Chamava elas para fazer uma dance party, dava adesivos para quem acertasse alguma pergunta do tipo: Qual a princesa que perdeu o sapato? E me divertia bastante) e a outra é o “hard close”, quando a fila realmente fecha e o personagem vai demorar para voltar. Com as princesas, a fila é sempre fechada. Elas dificilmente saem e voltam rapidinho e fechar fila inicialmente é o maior pesadelo dos attendants. Mas, com o tempo, você vai percebendo que não é tão ruim assim. Afinal, você vai estar sempre explicando o porque para o guest e a Branca de Neve jamais poderia deixar a torta que ela está fazendo para os sete anões queimar, não é mesmo?

 

O trabalho de character attendant  é tão divertido que você não vê o dia passar. O attendant é literalmente pago para fazer o mesmo que as pessoas ficam horas na fila esperando para conseguir: brincar com os personagens! No treinamento, várias vezes os treinadores chamavam a gente e falavam: vocês estão fazendo tudo certinho! Não deixam comida e bebida nas fotos, mantém a fila organizada, ajudam o fotógrafo com os celulares, colocando as mochilas do lado… mas vocês precisam se divertir! A essência do trabalho de character attendant é a diversão!

Gostou do trabalho de character attendant  e quer ir trabalhar na Disney? Não deixe de ler:

Diário de uma Blueberry- A Seleção

Diário de uma Blueberry- O treinamento

Quero trabalhar na Disney, e agora?

Processo seletivo para o Intercâmbio da Disney

2 thoughts on “Diário de uma Blueberry- O trabalho

    1. Oi Giovanna tudo bem? O salário de todos os cast members é 10 dólares por hora. É possível fazer hora extra, a minha semana normalmente já vinha com 40-45 horas. O programa da Disney não é o melhor para ganhar e voltar com dinheiro. Mas é uma super experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *