Morretes: Um Passeio no Trem do Tempo

Esqueça os trens europeus, o trem para Morretes não é apenas um meio de transporte e está longe de ser rápido. A decida de trem de Curitiba para Morretes é um passeio tranquilo e inesquecível. São quatro horas pela serra do mar passando por tuneis e pontes em uma ferrovia histórica. trem-morretes (4 of 4)

trem-morretes (1 of 4)

trem-morretes (1 of 8)

Com o objetivo de ligar o litoral com a capital paranaense, a construção da estrada de ferro começou em 1880 e terminou em 1885. No percurso são 13 túneis e 30 pontes, foi considerada um milagre da engenharia do século 19. E, além da parte histórica, o passeio também é famoso por passar pelas áreas em que a Mata Atlântica está mais preservada no país.

trem-morretes (2 of 8)

Todos os dias o trem sai às 8 da manhã de Curitiba e chega em Morretes perto da hora do almoço. A gastronomia é muito forte na cidade, tem várias opções de restaurante para provar o Barreado, prato típico da região. Se o dia estiver bonito tem várias atividades na beira do rio e para os mais aventureiros tem a opção do Boia Cross (um pouco mais afastado do centro). E para quem gosta de descansar a cidade é calma e o cenário de filme antigo colabora para uma tarde tranquila.

 

trem-morretes (5 of 8)

trem-morretes (6 of 8)

trem-morretes (8 of 8)

Para voltar para Curitiba, a opção mais rápida é pegar um ônibus na rodoviárias de Morretes via BR 277, mas para continuar em ritmo de passeio uma boa opção é pegar um ônibus que sobe pela centenária Estrada da Graciosa.

Dica: Na decida do trem, sente do lado esquerdo!

 

Deixe uma resposta