Um texto para os meus amigos do ensino médio

12232991_936629266382602_457010044_n

Esse é um texto que eu  gostaria que fosse lido por todos aqueles que de alguma forma fizeram parte da minha vida nos últimos 4 anos. Conversando com um amigo sobre formatura, vídeos e discursos eu percebi o tanto que eu gostaria de realmente “fazer parte” da formatura do colégio em que comecei o ensino médio, lá em 2012. Entrei no técnico de informática por não saber direito o que eu queria fazer na faculdade, e mesmo com a minha forte tendência para o jornalismo ter 4 anos para pensar bem no que eu queria fazer me pareceu uma boa opção. Me lembro do primeiro dia de aula, quando todo mundo era novo e sala era um silêncio, das primeiras conversas que normalmente envolviam festas de 15 anos ou como era nos nossos antigos colégios. Confesso que chorei por quase um mês, não queria estar lá. Estudar em um colégio pequeno no meu bairro tinha sido a minha realidade durante 11 anos, estar em um técnico dentro de uma faculdade me parecia muito assustador.

Aos poucos fui fazendo amigos, achando meu grupo e as pessoas com quem eu me dava bem. Fiz amizades dos jeitos tradicionais: amigos de amigos, festas, acamamentos, grupos de estudos… E de jeitos totalmente inusitados, teve até um “estranho” que começou a me mandar mensagens anônimas e hoje é um dos meus melhores amigos! O tempo passou e hoje tenho certeza que não somos mais os mesmos que entramos lá em 2012.

O destino me levou para caminhos diferentes, fui fazer intercâmbio, acabei desistindo do técnico e indo direto para o cursinho. Voltar de intercâmbio não é uma tarefa fácil, voltar para uma rotina é bem mais difícil do que sair dela. Ainda mais quando o que me esperava esse ano era um vestibular. Quem já fez cursinho sabe o quanto “não-lugar” é uma sala assim, ninguém se conhece, as pessoas ou já entram em grupinhos ou se tratam como concorrentes. Demorou mas consegui amigos que me ajudaram a passar por esse ano difícil. Horas chorando, nervosismo e pilhas e mais pilhas de apostilas. Acho que o ano foi assim para todos nós. Mas o mais importante é que acabou, ou está prestes a acabar. E nós vamos começar uma nova fase das nossas vidas. Talvez para isso alguns se afastem, mas lá fundo eu jamais esquecerei o quanto foram importantes para mim!

E nesse momento de fim de uma etapa e começo de uma nova tem uma frase um tanto clichê, mas que define o momento e o meu recado para cada um de vocês: Amigos verdadeiros são como estrelas, você pode não os ver todas as noites, mas eles estão sempre lá. Obrigada pelo melhor ensino médio de todos!

Deixe uma resposta