Vida na Alemanha – Encontrando casa e se adaptando ao clima

vida na Alemanha
Passeando por Munique

Morar fora é o sonho de muitos brasileiros. É por isso que cada vez mais jovens estão em busca de intercâmbio e estágios internacionais. Morar em outro país é uma montanha russa de momentos inesquecíveis, conhecimento pessoal, aprendizado sobre outras culturas e o mundo mas também é cheio de desafios. A Juliana Bergholz esta morando em Munique e vai contar um pouquinho da vida na Alemanha aqui no blog!

Vim morar na Alemanha com meu marido fazem quase dois anos, mais precisamente viemos para Munique, que fica no estado da Bavária, bem no sul do país. Além da cidade ser linda, ensolarada e ter um estilo de vida mais calmo para uma cidade de quase dois milhões de habitantes, e da vida na Alemanha ser um sonho para quem busca qualidade de vida, um dos motivos do porque muitas pessoas querem morar em Munique é a localização perto de várias fronteiras: estamos muito bem localizados, perto de muitos países como a Áustria (+- 1h de carro), Suíça (+- 2h), República Checa (2h30), Itália (+- 3h) e França (4h30), o que nos permite viajar bastante para outros lugares de carro.

Encontrando casa na Alemanha:

Pelo menos aqui na Bavária para alugar uma casa funciona da seguinte maneira: você pode pedir ajuda para um corretor (o que aumenta muito o custo) ou você pode procurar em sites para ver os apartamentos disponíveis e, quando achar um que te interesse, você envia um e mail falando que gostaria de fazer uma visita junto com uma apresentação sua e do perfil da família.




Depois de agendar a visita você precisa preparar um “currículo”  para levar no dia. Este documento tem algumas informações pessoais: onde você trabalha, o que você faz e qual é o seu salário, para que o locador tenha mais segurança.

Alugar uma casa é um pouco estressante, sempre tem muita gente “concorrendo” pelo mesmo local. Nós visitamos em torno de 7 apartamentos e teve um deles que tinha muita, mas muita gente vendo ao mesmo tempo. Era tanta gente que o corretor ficava fora do prédio só pegando os ‘’currículos’’ de todos os interessados. Nós tivemos muita sorte e conseguimos fechar um contrato para o nosso apartamento em uma semana!! Mas existem casos que demoram um ano ou mais para conseguirem fechar um aluguel. O nosso apartamento é novo e estávamos concorrendo com mais 10 casais! Como o preço varia muito em relação a localização e tamanho eu recomendo vocês a fazerem uma boa pesquisa para ter uma noção melhor de preços de moradia.

Terraço do nosso apartamento, completo de neve

 

A vida na Alemanha em cada estação do ano:

Eu costumo dizer que Munique tem seu charme em cada estação: na primavera o humor das pessoas fica melhor porque finalmente o frio está indo embora. As flores voltam a aparecer e essa é a época que vamos em lojas de jardinagem e compramos flores para colocar no jardim ou até mesmo em casa e cuidamos com carinho. Eu acho isso tão surreal, as pessoas realmente saem de casa, vão até uma loja só para comprar florzinhas! Você já viu isso acontecer na sua cidade? Por aqui é quase uma tradição de primavera da vida na Alemanha

Picnic nos lagos

No verão faz muito calor, todos vão para a beira do rio ou em lagos em parques para se banhar e ficar o dia todo relaxando, tomando um sol e claro uma cerveja. Também é a época que os Biergartens ficam lotados! Esses lugares são um espaço ao ar livre com mesas e bancos compridos, normalmente tem um self-service com comidas alemãs, mas o que é mais legal é que você pode levar a sua própria comida e fazer um picnic, nesse caso na mesa mesmo, mas não sei se em todos Biergartens são assim mas normalmente a bebida tem que ser comprada no local. Essa também é a época dos morangos e pela cidade tem vários campos espalhados que você pode ir lá colher os seus próprios morangos e também fazer o teste de qualidade provando se eles realmente estão bons!!  Eu super recomendo essa experiência! Além de ser lindo é super mega saboroso! E por último mas não menos importante também é o início da Oktoberfest! Normalmente ela começa no final de setembro e acaba no começo de outubro e não paga para entrar.

 

Colhendo morangos fresquinhos

O Outono é uma das minhas estações do ano preferida, porque o calor já não é tão forte e as árvores ficam com as folhas bem coloridas! Adoro andar de bicicleta pois o sol não está tão forte, fazer picnic nos parques e passear nos lagos.

E por fim, o inverno, a parte mais temida da vida na Alemanha que apesar do sol nascer lá pelas 7h e se pôr em torno das 16h, ele também tem o seu charme! Que? Que charme? Passar frio? Não, calma! Eu também não amo o frio, mas aqui eu aprendi a não passar frio! O ideal é se vestir em camadas, eu sempre coloco uma blusa de manga curta, uma de maga comprida e o casaco, mas é o casaco certo! Não esses super pesados, é um leve e térmico! Porque quando você entra em restaurantes, lojas ou até mesmo no ônibus tem aquecedor e quando você entra em um lugar aquecido tire pelo menos o casaco e só coloque de novo quando você for sair, porque se não o seu corpo acostuma com a temperatura e quando você sai na rua vai sentir muito mais frio! Aqui em Munique quase todo inverno neva! Esse ano que teve tempestade de neve e nevou pra caramba! Mas isso não é muito normal… mas de qualquer forma tem neve, o que eu acho super legal porque fica menos gelado e deixa tudo mais bonito, branquinho e não cinza! Nessa época também começam as feiras de natal que eu amo! Tem várias comidinhas gostosas, glühwein que é tipo o nosso quentão e enfeites fofos de natal para comprar.

Feiras de Natal

Ah e perto de Munique também tem várias estações de ski pra quem curte e quem não gosta desse tipo de coisa eu recomendo tomar um chocolate quente no lado de fora de algum restaurante com uma cobertinha que o próprio local oferece e simplesmente apreciar a vista!

Esta morando fora e quer contar sua história aqui no Qualquer Latitude? Nos mande um e-mail! contato@qualquerlatitude.com

Você gosta das nossas dicas do Qualquer Latitude? Nos ajude a crescer reservando o seu hotel no booking aqui pelo blog! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a ir cada vez mais para novas latitudes <3


Booking.com

Além deste post contando sobre a vida na Alemanha nós temos várias outras dicas legais:

Um dia de Princesa- Castelo na Alemanha

Lugares esquecidos em Berlim

Juliana Abourihan Torres Bergholz, curitibana, ama viajar, fotografar, escrever e sonhar!

Instas: @eyesofjulie @julianabergholz




One thought on “Vida na Alemanha – Encontrando casa e se adaptando ao clima

  1. Adoreiiiii❤Que fotos lindas. Nos conte mais da Alemanha!!! Seria legal falar do choque cultural BR x Alemanha. Q tal? Aposto que vc tem historias engraçadas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *