Visto Americano- O processo para o visto de Turista (B2), de intercâmbio cultural/trabalho (J) e de Estudante (F)

Visto AmericanoPara viajar para os Estados Unidos, brasileiros precisam necessariamente obter um visto americano. Este visto pode mudar, dependendo do que você pretende fazer e quanto tempo vai ficar por lá. Por exemplo, quem vai só passear tem o visto B2, se for a trabalho, para participar de uma conferência ou reunião com clientes ou fornecedores, o visto é o B1, para intercâmbio cultural, como o programa de intercâmbio e trabalho na Disney, o visto é o J, para estudante o visto é o F, etc. O primeiro passo é descobrir qual tipo de visto você vai precisar para a sua viagem. Depois começa a parte burocrática do processo.

Preenchendo o DS-160 para o visto americano:

O DS-160 é o formulário do consulado americano em que você vai preencher informações básicas pessoais como: seu nome, idade, número do passaporte, etc. Também  vai incluir informações financeiras: como se é você mesmo que está bancando a viagem, qual o seu trabalho e seu salário médio e, por fim, sobre suas intenções no país. Para preenchê-lo, você vai precisar ter em mãos seu passaporte para o visto de turista e, no caso de vistos J e F, o seu passaporte, seu DS-2019 ou I-20 (documentos que são enviados e assinados pela escola ou instituição que estará recebendo você) e o pagamento da taxa servis, que é de U$160 para vistos J e U$200 para vistos F.

Dica: Anote o número do processo que aparece no topo da página no lado direito da página. Assim se o tempo da página acaba você não perde tudo que já fez!

Agendando a entrevista:

Depois de preenchido todo o formulário, você vai entrar no site do CASV para pagar a taxa do visto de U$160. Esta é obrigatória para todos os tipos de visto e para agendar a sua entrevista e coleta de dados biométricos que, por razões óbvias, precisa ser realizada pessoalmente. Aqui no Brasil tem consulado americano em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Recife e em Brasília. Em São Paulo, a biometria e a entrevista sempre são feitos em dois dias. Nos outros lugares, depende da disponibilidade da agenda. O primeiro dia, no CASV, é bem rápido, já que é apenas para tirar a foto e registrar as impressões digitais. No segundo dia, no consulado, é que acontece a entrevista que vai definir se lhe será concedido o visto americano ou não, ou seja, se você pode ou não viajar para o país.



No CASV você precisa levar o comprovante de agendamento, a confirmação do DS-160 com código de barras e o seu passaporte válido. Para o visto de turista, a entrevista pode ser feita em português e – além do passaporte válido, passaporte com o visto anterior para quem já teve visto, confirmação de preenchimento do DS e, nos casos de visto J ou F, o DS-2019 ou I-20 e a confirmação do pagamento da taxa servis – é bom ter documentos extra, como comprovante de residência, imposto de renda e outros documentos que comprovem condição financeira para a viagem, além de vínculo com o Brasil. Afinal, eles não querem que você fique lá como imigrante ilegal. No fim da entrevista, eles já dizem se o visto americano será concedido ou não e, em caso favorável, o passaporte fica no consulado para a inclusão do visto e é enviando em até 10 dias úteis ou, para quem mora em uma das cidades onde é feita a entrevista, eles mandam um e-mail avisando quando o passaporte estará pronto para poder ser retirado.

Vale lembrar:

No CASV pode entrar celular desde que desligado porém no consulado não pode entrar com celular nem mochila.

***Valores e informações baseados no processo do ano 2018***



Se você gostou deste post leia também:

Organizando um intercâmbio voluntário

Organizando um intercâmbio universitário

Estudando em uma universidade na Europa

Validar ou não validar o ano de intercâmbio

Morando em uma Host Family



One thought on “Visto Americano- O processo para o visto de Turista (B2), de intercâmbio cultural/trabalho (J) e de Estudante (F)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *