Witmarsun: Descubra a Cultura Menonita

Coloniawitmarsun (1 of 7)Latitude: 25º26.403′ S

A colônia Witmarsun fica perto de Ponta Grossa e é conhecida no Paraná como uma colônia que mantém a cultura alemã. Porém, a cultura que está mais presente na colônia é a cultura religiosa menonita que não apenas alemã.

Para Ricardo Phillipesen responsável pelo museu da cidade, poucos são descendentes de alemão, ele conta que a história de seus antepassados começou na cidade Witmarsun que fica em território holandês e que eles tem um dialeto próprio que seria mais parecido com o holandês do que com o Alemão. Porém eles divergiram da religião Católica, criaram a religião menonita e acabaram se mudando para a Polônia que na época estava sobre território Alemão. Os menonitas são pacifista e não se juntam ao exército. A alemanha estava em um período de guerra e criou uma lei em que quem não participasse do exército perderia territórios. Com está nova lei eles foram como alemães para a Rússia onde ficaram até o começo da revolução comunista. Com a revolução os menonitas tentaram entrar na Alemanha onde não foram aceitos e então vieram para o Brasil. “A única vez que realmente tentamos entrar na Alemanha, não em territórios dominados por ela, os alemães nos fizeram assinar um termo de que não voltaríamos para lá. Mas mais importante do que está discussão de se somos ou não alemães é que somos Menonitas e seguimos o nosso grupo étnico religioso.

Coloniawitmarsun (4 of 7)

No Brasil os habitantes de Witmarsun conseguiram uma cláusula na lei para não precisar se alistar ao exército por motivos religiosos. A pequena colônia de 1500 habitantes vive em forma de cooperativa com pequenos fazendeiros e atualmente adotou o alemão como língua oficial pois o dialeto tradicional não possuía linguagem escrita.Coloniawitmarsun (2 of 7)

Para o ex-professor de alemão da escola municipal, que hoje está aposentado, não existem dúvidas de que eles são alemães. Para ele as tradições são fortes dentro da colônia. “Minha filha estava, hoje de manhã pintando ovos de páscoa com os meus netos e amanhã vamos fazer uma caça aos ovos igual é feita na Alemanha. Nós também montamos a osterbaun Que é uma árvore de natal só que de páscoa.”

Como Chegar em Witmarsun:

A cidade fica bem próxima a Ponta Grossa no estado do Paraná. De Curitiba a viagem dura aproximadamente uma hora e meia e pode ser feita de carro ou de ônibus.

O ideal é ir de carro pois a Côlonia é bem espalhada e para ir de um lugar para o outro é uma longa caminhada. Coloniawitmarsun (3 of 7)

O que fazer:

*Conhecer o museu de história de Witmarsun

* Ir no super mercado local e comprar queijos e pães produzidos na côlonia

*Tomar café e ouvir músicas alemãs no Kliewer

*Almoçar comidas típicas no Bierwit

* Conhecer o artesanato típico na Toll



7 thoughts on “Witmarsun: Descubra a Cultura Menonita

  1. Que lugarzinho lindo! <3 Adorei as referências históricas, a sua explicação sobre a cultura da população local, e as fotos são lindas!

    Beijos!
    Amanda.

    1. Que bom que gostou!!! Fico super feliz em saber! Continue acompanhando o blog para saber de mais histórias e lugares <3

Deixe uma resposta